Neste sábado (5), a Guarda Municipal de Niterói recebeu um chamado através do telefone de emergência 153, informando sobre a presença de um pinguim na Praia de Piratininga. De prontidão, a equipe da Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) se deslocou para o local e conseguiu resgatar com sucesso o indefeso animal.
Segundo a CMA, nessa época do ano, o aparecimento de pinguins no litoral da cidade trata-se de fato comum. No entanto, muitos chegam debilitados devido à sua juventude e falta de alimentação adequada durante a migração. Diante disso, a coordenadoria ressalta a importância dos moradores de Niterói acionarem o serviço imediatamente pelo telefone 153 caso avistem animais silvestres ou marinhos em situação de perigo.
O pinguim resgatado foi levado ao Instituto Econservation, em Itaipuaçu, especializado no cuidado com animais marinhos. Lá, ele receberá o tratamento necessário para se recuperar de sua debilidade. Vale ressaltar que este foi o primeiro pinguim resgatado este ano pela Guarda Ambiental de Niterói.
As orientações fornecidas pelo grupamento em relação aos pinguins são claras: não tentar devolvê-los ao mar, uma vez que estão exaustos; não tentar alimentá-los; e não deixá-los em locais gelados. Em virtude do cansaço extremo dos animais, se torna essencial o aquecimento deles com um cobertor ou similar até a chegada do resgate especializado.
Tanto a Guarda Municipal, bem como a Coordenadoria de Meio Ambiente de Niterói atuaram de forma diligente. Dessa maneira, mostraram comprometimento com a proteção da fauna local e em zelar pelo bem-estar dos animais marinhos.
Com a colaboração da população, é possível garantir a segurança e o cuidado adequado para essas espécies em situações vulneráveis.