
Foto: Patrick Jost/Instagram Sebastian Vettel
Sebastian Vettel, tetracampeão mundial da Fórmula 1, vem chamando a atenção para a necessidade da modalidade considerar o impacto ambiental. Segundo o ex-piloto, a categoria deve buscar formas mais sustentáveis de operar. Recentemente aposentado, o piloto alemão tem sido um fervoroso defensor do meio ambiente, e acredita que o automobilismo de alto nível deve dar o exemplo nesse sentido.
Vettel questionou a complexidade e o alto custo dos powertrains da F1, levantando dúvidas sobre em que medida essa tecnologia está realmente sendo transferida para os carros de rua. Para ele, é essencial que o esporte seja um entretenimento responsável, levando em consideração suas implicações ambientais.
Uma medida nesse sentido já está nos planos da F1: a adoção de combustíveis mais sustentáveis, prevista apenas para 2026. Porém, Vettel acredita que essa mudança já poderia ter acontecid. Em sua opinião, a responsabilidade ambiental deve ser uma preocupação constante no mundo da F1.
Com seu apelo à responsabilidade ambiental, Vettel deixa claro o seu posicionamento e reforça a importância de medidas sustentáveis no automobilismo de alto nível. A partir de sua experiência como piloto, ele nos mostra que é possível conciliar a paixão pelas corridas com a preservação do meio