
Foto: Divulgação – Prefeitura de Niterói
Nesta quinta-feira (7), o Brasil completa 2021 anos de sua Independência de Portugal. Em Niterói, a celebração ocorre com o tradicional Desfile Cívico, na Avenida Ernani do Amaral Peixoto.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
O ponto alto do cortejo é a passagem pela Câmara Municipal. Vereadores da cidade conversaram com o FOLHA DO LESTE e explicaram a importância de se celebrar a Independência do Brasil.

Vereador Milton Cal – Foto: Reprodução/Facebook
Presidente do Legislativo Municipal, o vereador Milton Cal (PP) afirmou que a Independência do Brasil abriu os caminhos para o diálogo e o respeito às instituições democráticas.
“O Dia da Independência do Brasil é um momento importante da nossa história e de reflexão sobre os desafios que enfrentamos para construir uma nação soberana. O compromisso com a liberdade, a justiça e o bem-estar de todos os brasileiros deve ser a bússola que nos guia. Como presidente da Câmara de Niterói, reforço a importância do diálogo e do respeito às instituições democráticas para garantir um futuro próspero e justo para todos”, afirmou.

Vereador Fabiano Gonçalves – Foto: Reprodução/Facebook
Já Fabiano Gonçalves (Cidadania) destacou que a data reforça o símbolo de união entre os cidadãos brasileiros. O parlamentar reforça que essa união deve ser mantida a fim de se alcançar um futuro próspero.
“Não é apenas uma data para celebramos nosso aniversário de liberdade, o dia em que o Brasil se tornou independente de Portugal. É uma data repleta de cores, música e alegria, simbolizando nossa jornada como uma nação livre. Contudo, também nos recorda da importância da responsabilidade e do trabalho árduo enquanto marchamos unidos em direção a um futuro brilhante, lembrando que foi a união que nos libertou da tirania”, disse.

Vereador Adriano Boinha – Foto: Reprodução/Facebook
Já o vereador Adriano Boinha (PDT) afirmou que a alegria em poder comemorar que o Brasil é um país independente. O parlamentar salientou a importância de se celebrar a data a fim de manter viva a história do país.
“É uma data importante. A Independência do nosso país é um marco histórico e a gente fica feliz por poder participar de mais um ano de celebração. É um momento cívico de suma importância”, acrescentou.