O vereador Adriano Boinha (PDT) protocolou Indicação Legislativa, na Câmara Municipal de Niterói, pedindo o retorno da linha de ônibus 03 (Centro – Bairro de Fátima). De acordo com Boinha, o serviço, que era operado pela empresa Peixoto, foi interrompido em 2020, devido à pandemia da Covid-19, e jamais foi restabelecido.
Segundo o parlamentar, a suspensão prejudicou a mobilidade da população do Bairro de Fátima, composta por cerca de 4 mil pessoas. Boinha salientou que a localidade ainda conta com um posto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os hospitais Carlos Tortelly e Antônio Pedro.
“No mais, é imperioso ressaltar que a viabilidade técnica da operação da linha supracitada é inquestionável, visto as características geométricas das vias, confirmada pela operação que existia. No que diz respeito à viabilidade econômica da operação se sustentar pelo equilíbrio, é possível devido a operação em consórcio”, justificou.
O vereador ainda citou como fator preponderante para que a operação da linha seja retomada a instituição do subsídio financeiro para custear parte da tarifa do sistema de transporte público coletivo de passageiros. A medida, já aprovada pela Câmara Municipal, teve a sanção do prefeito Axel Grael (PDT) no dia 24 de fevereiro deste ano.
A reportagem do FOLHA DO LESTE tenta contato com o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj), que representa o consórcio TransNit e as empresas que o compõem, e aguarda retorno.