O vereador de São Gonçalo, Cici Maldonado (PL), foi assassinado, na noite desta terça-feira (7). De acordo com as primeiras informações, o parlamentar morreu após ser atingido por um tiro na cabeça.
A morte de Cici foi confirmada por meio das redes sociais do político. Segundo a nota oficial, o crime aconteceu durante uma tentativa de assalto. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios (DH) de Niterói.
Ainda de acordo com os relatos inicias, o crime teria acontecido no bairro do Paraíso, onde Cici morava. O político teria chegado a ser socorrido ao Pronto Socorro Central de São Gonçalo (PSCSG), no Zé Garoto, mas não resistiu.
Alcedyr Maldonado deixa esposa e três filhas. O parlamentar tinha 61 anos e foi nascido e criado no bairro do Gradim. Antes de ser vereador, Cici trabalhou por 13 anos em uma empresa e depois montou seu próprio negócio. Em 1996, deu os primeiros passos na política, quando começou a atuar como um dos dos articuladores políticos da ex-prefeita Aparecida Panisset (PDT).
Em 2008, se candidatou a vereador, obteve 2.804 votos e ficou como primeiro suplente. No entanto, ainda em janeiro daquele ano, o vereador eleito Josias Muniz foi convidado para ser secretário e Cici assumiu permanecendo no mandato até 2010, quando o colega retornou ao legislativo. Foi candidato novamente ao cargo nos pleitos de 2012, 2016 e 2020.
Repercussão
A morte do parlamentar começou a repercutir no meio político gonçalense já na madrugada desta quarta-feira (8). Colega de Cici na Câmara Municipal, o vereador Romario Regis (PDT) lamentou a perda por meio de uma publicação em suas redes sociais.
Um dos caras mais divertidos da Câmara Municipal de São Gonçalo nos deixou. Nós brigávamos e implicávamos um com o outro, brincávamos e falávamos das publicações um do outro e infelizmente, esses momentos agora permanecerão guardados em nossas memórias. Perder Cici Maldonado é uma das maiores tristezas que já experimentei, porque, acima de tudo, ele era um bom amigo”, afirmou.
A Câmara Municipal de São Gonçalo divulgou uma nota de pesar, lamentando a morte de Cici Maldonado. O Parlamento gonçalense decretou luto oficial de três dias.
São Gonçalo perde um grande cidadão, amigo, batalhador, íntegro que cumpriu seus deveres e deixará eterna saudade. Não temos mais palavras para expressar todos os nossos sentimentos, pedimos a Deus que conforte os corações dos familiares e amigos neste momento de dor”, diz parte do comunicado.
Agenda com vice-governador e prefeito
Horas antes de ser assassinado, Cici Maldonado (segundo na imagem, da esquerda para a direita), esteve em agenda com o vice-governador do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha (União), e o prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson (PL), durante visita às obras do MUVI (Mobilidade Urbana Verde Integrada), na cidade.
Até o momento, não há informações sobre o funeral de Cici Maldonado.