As vendas no comércio varejista brasileiro registraram alta de 2,5% em janeiro na comparação com dezembro, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada nesta quinta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Este é o primeiro crescimento significativo desde setembro de 2023 e a melhor evolução entre meses seguidos desde janeiro do mesmo ano.
O resultado positivo de janeiro ajuda a compensar a queda de 1,4% das vendas em dezembro de 2023. Na comparação com janeiro de 2023, o aumento foi de 4,1%, e no acumulado de 12 meses, o varejo apresentou crescimento de 1,8%.
“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”
Com o crescimento em janeiro, o varejo brasileiro se encontra 5,7% acima do patamar pré-pandemia da Covid-19, registrado em fevereiro de 2020. No entanto, ainda está 0,8% abaixo do nível recorde, alcançado em outubro de 2020.
O gerente da pesquisa, Cristiano Santos, explica que o resultado positivo de janeiro é resultado de uma combinação de fatores:
- Recuperação após os resultados fracos de novembro e dezembro: O varejo costuma apresentar queda nas vendas no fim do ano, seguida por uma recuperação em janeiro.
- Efeito Black Friday: A antecipação da Black Friday para novembro influenciou as vendas de dezembro e janeiro.
- Queima de estoque: Janeiro é um mês tradicional de queima de estoque, o que estimula as vendas.
“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”
Cinco dos oito setores pesquisados pelo IBGE apresentaram crescimento em janeiro. Os destaques foram:
- Tecidos, vestuário e calçados (8,5%)
- Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (6,1%)
Esses setores foram os que mais sofreram queda nas vendas em dezembro, devido à concentração das compras na Black Friday.