As vendas financiadas de veículos em fevereiro somaram 525 mil unidades, entre novos e usados, segundo dados da B3 (Bolsa Valores de São Paulo).
“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”
O número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o país, representa um crescimento de 30,7% na comparação com o mesmo período de 2023, mas queda de 6,6% em relação a janeiro.
“Fevereiro, assim como janeiro, mostra números positivos e a recuperação do setor vista no segundo semestre de 2023. A queda em relação ao mês anterior se deve ao número de feriados, pois a média de veículos financiados por dia útil em fevereiro é maior do que em janeiro”, comenta Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3.
Segmentação por tipo de veículo:
- Autos leves: alta de 26,2% ante fevereiro de 2023 e queda de 10,5% em relação a janeiro.
- Veículos pesados: alta de 24,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior e de 6,1% em relação a janeiro.
- Motos: alta de 45,8% em relação a fevereiro de 2023 e de 3,2% em relação a janeiro.
“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”
No acumulado do ano, as vendas financiadas de veículos somaram 1 milhão de unidades. O número representa alta de 28,8% em relação ao mesmo período de 2023, o que equivale a cerca de 243 mil unidades a mais. Além disso, essa é a melhor marca para os dois primeiros meses do ano desde 2012.
A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do país, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.