Um apagão de energia elétrica atinge a Península Ibérica, formada por Portugal e Espanha, nesta segunda-feira (28), causando interrupções em transportes e estabelecimentos comerciais. A falha começou por volta do meio-dia, horário local (7h de Brasília), afetando também partes da França, Inglaterra e Itália.
Segundo a empresa REN, responsável pela rede elétrica em Portugal, o incidente foi causado por um “fenômeno atmosférico raro”, conhecido como “vibração atmosférica induzida”, que gerou oscilações nas linhas de alta tensão (400 kV).
Relatos indicam que supermercados, bancos e lojas precisaram fechar as portas. Em Madri, Barcelona, Lisboa e Porto, o apagão causou transtornos no metrô, trens e aeroportos.
Falhas generalizadas no transporte aéreo e ferroviário
A companhia espanhola Aena informou que os aeroportos de Barajas, em Madri, e El Prat, em Barcelona, sofreram quedas de energia. Geradores de contingência foram acionados para minimizar os impactos.
“Verifique com sua companhia aérea, pois pode haver problemas com acesso e transporte terrestre”, orientou a empresa em comunicado no X (antigo Twitter).
Em Lisboa, os aeroportos operam com energia de geradores, mas as operações sofrem restrições. Segundo a ANA, empresa portuguesa responsável pelos aeroportos, as decolagens e aterragens seguem, embora com limitações.
Nos metrôs de Lisboa e Porto, e nas estações de Madri, passageiros foram evacuados devido à falta de energia. Alguns usuários precisaram ser retirados de vagões parados.
Impactos no trânsito e nas comunicações
O apagão também desligou semáforos em importantes vias de Madri, Lisboa e Porto, provocando congestionamentos nas áreas urbanas.
+ MAIS NOTÍCIAS INTERNACIONAIS?CLIQUE AQUI
De acordo com o jornal El País, houve dificuldades para realizar chamadas telefônicas, enquanto aplicativos de mensagens como o WhatsApp operavam com lentidão.
A E-Redes, distribuidora portuguesa, confirmou que cortes de energia em áreas específicas foram necessários para estabilizar a rede elétrica.
Reuniões de emergência e investigações
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, liderou uma reunião de emergência no Centro de Controle da Rede Elétrica. O governo português, liderado por Luís Montenegro, também realizou um encontro extraordinário.
Apesar dos rumores, o Centro Nacional de Cibersegurança de Portugal afirmou que “nenhum indício de ataque cibernético foi identificado”, embora investigações continuem em curso.
Restabelecimento gradual da energia
A Red Eléctrica informou que o fornecimento de eletricidade começou a ser retomado no norte e sul da Espanha. A expectativa é de que o restabelecimento total ocorra em até 10 horas.
Já a distribuidora portuguesa E-Redes advertiu que a normalização completa da rede elétrica pode levar até uma semana.
Eventos esportivos e ajuda internacional
O Masters 1000 de Madri suspendeu partidas devido à falta de energia nas quadras, impossibilitando o funcionamento dos sistemas de marcação eletrônica.
O ministro da Energia da Ucrânia, German Galuschenko, declarou que seu país está pronto para oferecer suporte técnico na recuperação das redes elétricas.