
Vegetação de Niterói sofre 70 incêndios em abril | Fernando Frazão/Agência Brasil
O registro de 70 ocorrências de fogo em vegetação na cidade durante o mês de abril levaram o município de Niterói a antecipar o lançamento do “Plano Inverno”, do Programa Niterói Contra as Queimadas. A iniciativa, da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia, tem como objetivo prevenir e combater incêndios florestais. Principalmente, por conta dos desafios da estiagem, bem como da onda de calor que atinge o Estado do Rio de Janeiro.
Em síntese, o “Plano Inverno” reúne um conjunto de ações, aliado à tecnologia, visando mitigar os efeitos climáticos, em Niterói. De igual forma, conta com a experiência de agentes e o engajamento de mais de 3 mil voluntários dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECs).
+ LEIA TAMBÉM: ► Niterói envia equipes para reforçar resgates no RS
Segundo Eric de Oliveira, secretário municipal de Defesa Civil e Geotecnia, a cidade vai ganhar, a partir de junho novos recursos. Com isso, poderá otimizar ainda mais as respostas às emergências. Dentre eles, sensores, desenvolvidos em conjunto com a Universidade Federal Fluminense (UFF), que devem ajudar a prever incêndios.
“Vamos instalar três estações meteorológicas focadas em qualidade do ar em pontos estratégicos de Niterói. O Morro do Boa Vista, o Morro do Morcego, Jurujuba e Ponta D’Areia vão receber sensores de fumaça que foram desenvolvidos em parceria com a UFF. Esses locais, que historicamente registram muitos casos de focos de fogo, vão ser a nossa primeira experiência com essa tecnologia focada em antecipar incêndios”, explica o secretário.
Dados preocupantes
Segundo o órgão, num comparativo da média dos anos entre 2019 e 2023, houve um aumento de 47% nas ocorrências de queimadas em abril e maio. No mesmo período comparativo, tivemos uma defasagem de 30% de chuvas.
Considerando que mais de 50% do território niteroiense está inserido em áreas verdes e de proteção ambiental, a Defesa Civil intensificou o número de rondas preventivas. Nesse sentido, atuam fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, guardas ambientais e voluntários do Nudec Queimadas. Eles atuam difundindo informações preventivas, sobretudo sobre como agir em situações de emergência e evitar um foco de fogo.

Voluntários do Nudec estão em alerta após vegetação de Niterói sofrer 70 incêndios em abril
A Prefeitura ainda conta com um convênio com o Corpo de Bombeiros. Afinal, são esses profissionais que, em caso de emergência, se responsabilizam por atuar no combate às queimadas e proteger a população. Para otimizar a resposta diante dessas emergências, o efetivo dos quartéis passou a contar com 10 bombeiros a mais por dia.
Portal de Notícias Folha do Leste faz campanha pelo Rio Grande do Sul