
Vaticano: Saiba quem é o novo Papa Robert Prevost | Reprodução/Vatican News
O novo papa, Robert Prevost, foi eleito nesta quinta-feira (8), no Vaticano. O religioso norte-americano escolheu o nome Leão XIV ao assumir o posto. A eleição marca um momento histórico, pois é a primeira vez que um pontífice vem dos Estados Unidos.
“Essa é a primeira saudação do Cristo ressuscitado, o bom pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus. E eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês, alcançasse a família de vocês e todas as pessoas, onde quer que elas estejam. Todos os povos, toda a Terra. Que a paz esteja com vocês”, disse, em seu primeiro discurso como papa.
Leão XIV tem 69 anos e nasceu em Chicago. Em 2015, tornou-se também cidadão peruano. O anúncio oficial foi feito na Praça de São Pedro, onde o papa eleito fez seu primeiro discurso público. Em sua fala, prestou homenagem direta a seu antecessor:
“Essa é a paz de Cristo ressuscitado. Uma paz desarmada, uma paz desarmante, humilde e perseverante, que provém de Deus, que nos ama a todos, incondicionalmente. Guardamos, ainda, nos nossos ouvidos, aquela voz fraca, mas sempre corajosa, do Papa Francisco, que abençoava Roma e dava sua bênção para todo o mundo, naquela manhã, do dia da Páscoa. Permito dar prosseguimento àquela mesma bênção. Deus nos ama. Deus ama a todos vocês. O mal não irá prevalecer. Estamos todos nas mãos de Deus.”
“Portanto, sem medo. Juntos, de mãos dadas com Deus, e uns com os outros, prossigamos. Somos discípulos de Cristo. Cristo nos precede. O mundo precisa da sua luz. A humanidade precisa dele como ponte para ser alcançada por Deus e seu amor. Nos ajudem, também, a construir pontes, com diálogos, todos juntos, em um único povo, sempre em paz. Obrigado, Papa Francisco”, afirmou.
Trajetória de Robert Prevost
Conhecido como “pastor de duas pátrias”, Robert Prevost atuou como missionário no Peru na década de 1980. Ele viveu durante dez anos em Trujillo e, mais tarde, foi nomeado bispo de Chiclayo, onde serviu entre 2014 e 2023. Sua trajetória consolidou laços profundos com a comunidade católica latino-americana.
Prevost fala espanhol fluentemente e conhece de perto a realidade da Igreja na América Latina. Sua formação religiosa está ligada à ordem agostiniana, da qual foi líder mundial como superior geral. Essa vivência reforça sua conexão com os fiéis do continente.
+ MAIS NOTÍCIAS INTERNACIONAIS?CLIQUE AQUI
Além disso, Leão XIV teve papel estratégico na administração da Santa Sé. Como prefeito do Dicastério para os Bispos, participou da nomeação de líderes religiosos em diferentes países.
Papa Leão XIV Participou das Reformas de Francisco
No início de 2025, Prevost foi elevado ao posto de cardeal-bispo por decisão do então papa Francisco. Ele assumiu a Diocese Suburbicariana de Albano, situada na Província de Roma. A promoção reforçou seu protagonismo dentro da hierarquia eclesiástica global.
A expectativa entre membros da Igreja é que Leão XIV mantenha a linha reformista de Francisco. Com sua experiência administrativa e pastoral, ele deve dar continuidade aos projetos que visam modernizar a instituição e ampliar o diálogo com diferentes comunidades.
Em uma entrevista ao site do Vaticano, ele enfatizou sua visão sobre o papel dos bispos:
“O bispo é chamado autenticamente para ser humilde, para estar perto das pessoas que ele serve, para caminhar com elas, para sofrer com elas e procurar formas de que ele possa viver melhor a mensagem do Evangelho no meio de sua gente.”