
Foto: Divulgação
Durante uma coletiva de imprensa sobre as ações de combate à dengue no Rio, o Secretário de Saúde, Castro, afirmou que a vacinação depende do Ministério da Saúde. Segundo ele, tudo está preparado e assim que as vacinas chegarem, elas serão entregues às cidades em até 12 horas, permitindo o início da vacinação no mesmo dia pelo governo.
O Rio é o oitavo estado do país com mais casos prováveis de dengue registrados em 2024. A Secretaria Estadual de Saúde informa que 75% dos casos no Rio são causados pelo vírus tipo 1, o mais antigo na região, de acordo com a Fiocruz. Os outros 25% foram infectados pelo tipo 2 da doença. Até a última terça-feira, o estado já registra 9,9 mil notificações da doença neste ano, representando um aumento de 585% em relação ao mesmo período de 2023.
O Centro de Inteligência em Saúde (CIS) identificou um aumento de casos de dengue no estado desde novembro. Somente nas primeiras três semanas de 2024, foram registrados 10 mil casos, um número quase 600% maior em comparação ao mesmo período do ano anterior. Diante dessa preocupação, foi apresentado o Plano Estadual de Combate à Dengue, que inclui a montagem de 80 salas de hidratação e a conversão de 160 leitos de hospitais para tratamento da doença. Além disso, 2 mil médicos e profissionais de saúde estão sendo capacitados para atender aos casos de dengue nos municípios do Rio.
Aumento de casos na rede privada
Preocupações e medidas preventivas
Cidades que vão participar na campanha no RJ:
Nilópolis
Duque de Caxias
Nova Iguaçu
São João de Meriti
Itaguaí
Magé
Belford Roxo
Mesquita
Seropédica
Japeri
Queimados