
Vacinação antirrábica para cães e gatos começa no Rio | Marcelo Piu/Prefeitura de Rio
O primeiro dia da campanha de vacinação antirrábica no Rio de Janeiro terá 124 postos distribuídos pelo Centro, Zona Sul, Ilha do Governador e Grande Tijuca. A imunização gratuita acontece das 9h às 17h e vai atender cães e gatos com mais de três meses de idade.
O programa terá cinco etapas e os endereços dos postos para este sábado estão disponíveis no site da Prefeitura. Animais gestantes ou doentes no dia da vacinação não devem ser imunizados, mas pets idosos podem receber a dose sem restrição de idade.
Tutores devem usar focinheira e guia para animais agressivos. Gatos precisam ser levados em caixas de transporte para evitar fugas. No ano passado, 339 mil pets foram vacinados, e a meta deste ano é aumentar o número em 20%. Em 2019, a campanha sofreu atrasos por falta de doses do governo federal.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
“A raiva é uma doença que mata, tanto animais quanto seres humanos. A vacina é uma dose de amor e proteção para toda a cidade”, afirma Luiz Ramos Filho, secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais.
É fundamental que os tutores levem a carteira de vacinação do animal. Além disso, recomenda-se que cada pet seja conduzido por uma pessoa maior de idade. A campanha reforça a importância da prevenção, do cuidado e da saúde animal em toda a cidade.