
Vacina contra dengue pré-qualificada pela OMS | Divulgação
Em uma vitória importante na luta contra a dengue, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pré-qualificou nesta quarta-feira (15) a vacina Qdenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda.
+ LEIA TAMBÉM: ►RS reduz cidades em estado de calamidade; Lista
A boa notícia é que o imunizante já está sendo usado no Brasil, desde fevereiro deste ano, na rede pública de saúde. Mas atenção: a aplicação ainda é limitada a um grupo específico da população.
A Qdenga é uma vacina viva atenuada, ou seja, contém versões enfraquecidas dos quatro sorotipos do vírus da dengue. Segundo a OMS, ela deve ser aplicada em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos que vivem em áreas com alta transmissão da doença. A aplicação é feita em duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI
Apesar da pré-qualificação da OMS, a aplicação da Qdenga no Brasil ainda tem algumas restrições. Devido à quantidade limitada de doses fornecidas pelo fabricante, a imunização está sendo feita apenas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Essa faixa etária concentra o maior número de hospitalizações por dengue, depois dos idosos.
Contudo, no momento, não há indicação para a aplicação da vacina em pessoas com mais de 60 anos. Isso porque ainda não há estudos clínicos suficientes que comprovem a segurança e a eficácia do imunizante nesse grupo.
+ LEIA TAMBÉM: ►BRT Transbrasil inaugura nova linha nesta quarta-feira (15)
Enfim, com a pré-qualificação da OMS, espera-se que mais fabricantes se apresentem para avaliação de suas vacinas contra a dengue. Portanto, isso significa que, em breve, poderemos ter mais opções de imunização disponíveis para toda a população.

Portal de Notícias Folha do Leste faz campanha pelo Rio Grande do Sul