Esta terça-feira (9) corresponde à realidade de muitos outros dias quando o assunto corresponde ao serviço de trens urbanos, no Rio de Janeiro. Hoje, especificamente, os atrasos e problemas acontecem em três ramais diferentes: Japeri, Deodoro e Belford Roxo.
Os problemas começaram por volta das 16h08 de ontem (8/7). Primeiramente, os trens com destino à Central do Brasil, procedentes dos ramais Japeri e Deodoro não estavam realizando parada na estação Oswaldo Cruz, segundo a concessionária.
Os intervalos no ramal chegaram a 80 minutos em pleno horário de rush. Posteriormente, às 16h54, a Supervia informou que o problema ocorreu por conta de um tiroteio que afetou a rede aérea. Como resultado, usuários tiveram que trocar de trem na estação Mercadão de Madureira.
“Em função de tiros que danificaram os cabos da rede aérea, haverá troca de composição na estação Mercadão de Madureira, para seguir viagem até os terminais. O ramal opera com intervalo de aproximadamente 80 minutos”.
No entanto, às 4h07 da madrugada desta terça-feira, houve informação da normalização do serviço nos ramais Japeri e Deodoro.
Porém, problemas semelhantes aos de ontem afetaram o funcionamento ramal Belford Roxo. Inicialmente, às 4h31, a Supervia disse que o ramal operava somente com trens para a Central do Brasil, circulando com trechos de aproximadamente 40 minutos. Segundo disse a concessionária, tiroteios causaram danos na rede elétrica.
“Nossas equipes atuam para normalizar a operação no ramal ou o mais breve possível”, alegaram.
Logo depois, às 4h53, a Supervia alertava para a necessidade de troca de composição na Estação Mercadão de Madureira para os passageiros pudessem seguir viagem até os terminais. Também informou que o ramal estava operando com intervalos de 60 minutos, ao passo que “lamentava pelos transtornos. Como habitual, por fim, disse que suas “equipes trabalham para normalizar a circulação o mais breve possível”.
Às 6h53, a situação ficou ainda pior, pois os intervalos de trens do ramal passaram a 80 minutos. Sobre isso, a concessionária disse que os trens do ramal circulam regularmente, mediante a seguinte explicação:
“Os trens do ramal Belford Roxo circulam regularmente entre as estações Central do Brasil e Belford Roxo com necessidade de troca de composição na estação Mercadão de Madureira para seguir viagem. Os trens circulam com intervalos de aproximadamente 80 minutos. Seguimos atuando para normalização do ramal”
Tiroteio em Costa Barros
A princípio, segundo apuramos preliminarmente, os tiroteios aos quais a Supervia se refere teriam ocorrido nas imediações da estação de Costa Barros, na Zona Norte do Rio. Inclusive, tal problema chegou a paralisar totalmente o ramal Belford Roxo, por algumas horas, no último domingo (7).
Insegurança para realização de manutenção
A situação de confronto nas comunidades próximas às estações de trens dificultam as equipes para realização dos reparos necessários na rede elétrica. Principalmente, porque não há garantia de segurança para os trabalhadores.
O ramal Belford Roxo já sofreu teve outros impactos semelhantes neste ano.