Estado do Rio de Janeiro

Usina nuclear de Angra dos Reis fará teste de emergência

Usina nuclear de Angra dos Reis fará teste de emergência

Foto- Divulgação – Eletronuclear

No período de 15 a 18 de agosto, a cidade de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, sediará o Exercício Geral Integrado de Resposta à Emergência e Segurança Física Nuclear. O objetivo é testar a eficácia da estrutura de resposta, validar planos, identificar áreas que precisam ser melhoradas e consolidar procedimentos para proteger a população, o meio ambiente, as usinas nucleares e seus trabalhadores. Este simulado contará com a participação de cerca de 60 instituições, incluindo os três níveis de governo e a população.

Para garantir o sucesso do exercício, serão utilizados equipamentos terrestres, aéreos e marítimos. Dois hospitais de campanha foram montados na cidade para atender a população. Esses equipamentos chegaram neste domingo,13, e estão localizados no estádio municipal, no bairro Balneário, e no Parque Mambucaba, próximo ao complexo nuclear.

A cerimônia de abertura do exercício está marcada para terça-feira, 15, na sede da Defesa Civil Municipal de Angra dos Reis. Além disso, haverá uma exposição no Colégio Naval, aberta ao público, com a apresentação de materiais, equipamentos, viaturas e embarcações que serão utilizados durante o exercício.

Durante os dias 16 e 17, serão realizadas atividades práticas simuladas, como a ativação do sistema de alerta e alarme por sirenes, remoção aeromédica de uma vítima de radioacidente para o Hospital Naval Marcílio Dias, distribuição de kits de iodeto de potássio, abrigagem de ilhéus e evacuação de parte da população.

O exercício contará com a presença do ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, no dia 17, que visitará os hospitais de campanha, a central nuclear e o Centro de Coordenação de Comando e Controle. No dia 18, será realizada a avaliação do exercício, coordenada pelo GSI.

Usina nuclear de Angra dos Reis fará teste de emergência

Foto: Divulgação

Durante o exercício, serão ativados diversos centros de comando e controle, como o Centro Nacional de Gerenciamento de Emergência Nuclear, o Centro Estadual de Gerenciamento de Emergência Nuclear e o Centro de Coordenação e Controle de Emergência Nuclear.

O planejamento das ações foi realizado pelo Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência Nuclear e pelo Comitê de Planejamento de Resposta a Evento de Segurança Física, que reúnem representantes de várias instituições.

Durante os dias 15/08 a 17/08, a população da Costa Verde terá acesso a serviços médicos nos hospitais de campanha montados pela Marinha do Brasil e pelo Exército Brasileiro. Não é necessário agendamento, os atendimentos serão feitos por ordem de chegada.
Todas as informações sobre o exercício geral podem ser encontradas na página do evento, por meio do link: https://www.eletronuclear.gov.br/Planodeemergencia.
Homem é preso em flagrante por matar a mãeHomem é preso em flagrante por matar a mãe

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *