Rio de Janeiro - Capital

Urca celebra a volta da imagem de São Pedro do Mar

A escultura de São Pedro do Mar, que estava desaparecida das águas da Baía de Guanabara desde agosto de 2022, foi devolvida à paisagem carioca na última quinta-feira (22/06). A ação, conduzida pela Secretaria Municipal de Conservação por meio da Gerência de Monumentos e Chafarizes, contou com o apoio do Iate Clube do Rio de Janeiro e levou dois dias para ser concluída.

Para recolocar a peça em sua base na Urca, foi necessário um esquema especial que levou em conta as condições do tempo e do mar. No primeiro dia, a antiga base foi demolida e uma nova fundação foi construída. No segundo dia, a escultura foi instalada no processo que durou cinco horas.

A escultura de São Pedro do Mar é uma obra do renomado escultor Edgar Duvivier (1916-2001), pai do artista plástico e saxofonista Edgar Duvivier e avô do ator e escritor Gregório Duvivier. A peça, feita em bronze, foi inaugurada em 1959 e inicialmente ficaria no fundo do mar, perto das Ilhas Cagarras, mas foi instalada na Urca a pedido da igreja e de um grupo de pescadores.

Antes de sua reinstalação na Urca, a Gerência de Monumentos e Chafarizes contou com a ajuda de técnicos especializados da Prefeitura do Rio para vistoriar a pedra que serve de base para o monumento. Para garantir a melhor fixação, a escultura recebeu uma estrutura interna que ficou presa à pedra e foi concretada. A restauração da peça, que levou seis meses e incluiu decapagem e reparos das partes danificadas, foi supervisionada pelo próprio Edgar Duvivier.

São Pedro do Mar é um importante símbolo para os católicos, considerado o guardião do Reino dos Céus e padroeiro dos pescadores. Com sua volta à paisagem carioca, a imagem do santo traz alegria e renovação para a cidade.

 

CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK CLICANDO AQUI
CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM CLICANDO AQUI

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *