O corpo de Zagallo está sendo velado na sede da CBF, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, desde a manhã deste domingo (7). O lendário jogador de futebol, que estava internado desde 26 de dezembro, faleceu aos 92 anos na sexta-feira (5) em decorrência de falência múltipla de órgãos. Contudo, com a presença de familiares e amigos do futebol, a despedida está emocionando aqueles que comparecem. O velório conta com coroas de flores de Lula, Cafu, Galvão Bueno, Bebeto, Santos e Atlético, além de uma estátua de cera do craque próxima ao caixão. Tite compareceu ao local, mas preferiu não falar com a imprensa.
Durcesio Mello, presidente do Botafogo, destacou a importância de Zagallo para o futebol. Ele foi inovador ao permitir que Nilton Santos fosse um dos primeiros laterais a avançar e também ao montar o time de 1970. Entretanto, Mello também ressaltou a importância do time de 1977 e 1978 do Botafogo, que foi comandado por Zagallo e foi muito vitorioso.
O time contava com jogadores como Gerson, Rogério, Jairzinho, Roberto e Paulo Cesar. Contudo, Enaldo Rodrigues, presidente da CBF, falou sobre o velório na sede da confederação, dizendo que era uma escolha do próprio Zagallo e de sua família para trazer conforto a eles e aos admiradores do mundo todo. Ele ressaltou a importância do legado de Zagallo, tanto como jogador, treinador e torcedor, e como inspiração para os atletas que devem honrar a camisa da seleção brasileira.
“Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui”
Quanto às homenagens futuras, Enaldo mencionou que elas serão tratadas junto aos familiares e que mais informações serão dadas em breve. Sendo assim, o filho de Zagallo, Paulo Zagallinho, agradeceu o carinho e lembrou das conquistas do pai. Ele se orgulha de ser filho de Zagallo e acredita que ele é uma lenda guardada para todo o povo brasileiro, pelo que fez pelo futebol.
Zagallinho citou as sete Copas do Mundo em que Zagallo esteve presente, com quatro títulos mundiais, além de outros campeonatos. Ele agradeceu a todos os fãs no Brasil e no mundo que reverenciaram o que seu pai representou para o futebol. Dessa forma, ele ainda relatou que os últimos momentos de Zagallo foram tranquilos e que seu pai estava lúcido, sendo a vontade de Deus que ele descansasse e não sofresse mais com sua saúde.
Um fã declarado de Zagallo, Antônio Augusto, não segurou as lágrimas ao se despedir do ex-jogador e técnico. Sendo assim, ele considera Zagallo o melhor treinador desde 1970 e o acompanhou desde pequeno, inclusive no estádio General Severiano. Emocionado, o aposentado não conseguiu falar muito, mas expressou sua tristeza pela partida do ídolo. Zagallo deixa quatro filhos e sua esposa, Alcina de Castro, faleceu em 2012, após 57 anos de casados.