Internacional

Ucrânia denuncia disparidade de munições com a Rússia

Ucrânia denuncia disparidade de munições com a Rússia

Foto: Clodagh Kilcoyne – REUTERS

O comandante em chefe das Forças Armadas da Ucrânia, Oleksander Syrsky, alertou para a desvantagem significativa do país em termos de munições na guerra contra a Rússia. Em entrevista à agência Ukrinform, publicada nesta sexta-feira, Syrsky afirmou que a Rússia supera a Ucrânia em uma proporção de seis para um.

“As forças de defesa estão atuando em toda a extensa linha de frente com poucas ou sem armas e munições”, disse Syrsky, destacando que a situação é “tensa” em algumas áreas.

Syrsky também mencionou o aumento da atividade da aviação russa nos últimos meses, com o uso de bombas aéreas guiadas que “destroem as nossas posições”.

A Ucrânia pressiona o Congresso dos Estados Unidos a aprovar um pacote de ajuda militar de US$ 60 bilhões, que está parado há meses. Syrsky destacou a necessidade de mais sistemas de defesa antiaérea e mísseis.

►Leia mais notícias Internacionais aqui

O comandante em chefe reconheceu que a Ucrânia perdeu território que poderia ter sido conservado com mais sistemas de defesa antiaérea e projéteis de artilharia. A falta de recursos também teria dificultado o sucesso da ofensiva em Kharkiv.

A Rússia construiu fortes defesas no sul do país, que a Ucrânia não conseguiu romper na contraofensiva do verão passado. O ataque a essas posições, sem apoio aéreo eficaz, resultou em perdas humanas e de equipamentos. A falta de munição para a artilharia ucraniana também teria impactado negativamente a operação.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *