A Polícia Civil do Rio de Janeiro concluiu o inquérito e indiciou por tráfico de drogas uma turista americana. A turista deu jujuba com THC para uma camareira de um hotel em Teresópolis, na Região Serrana do estado.
O caso aconteceu em novembro do ano passado e três filhos da vítima, que consumiram o doce. Assim, precisaram ser encaminhados a um hospital com quadro de intoxicação.
De acordo com as investigações da 110ª DP (Teresópolis), a suspeita, que reside na Califórnia, nos Estados Unidos, se hospedou em um hotel da cidade e, após sua saída, ofereceu presentes para a camareira em agradecimento pelos “bons serviços”, incluindo um pacote de jujubas.
► Leia mais notícias sobre o Estado do Rio aqui
Dessa forma, sem saber que o doce continha substâncias ilícitas, a funcionária levou o presente para casa e deu para seus filhos de 2, 5 e 6 anos. As crianças rapidamente apresentaram mal-estar e foram levadas ao hospital, onde passaram por lavagem gástrica e hidratação devido ao quadro de intoxicação.
A mãe das crianças decidiu registrar a ocorrência na delegacia e levou as jujubas para análise. O resultado da perícia identificou a presença de THC e canabidiol, substâncias psicoativas encontradas na maconha, nas balas. O exame também constatou que o produto era impróprio para consumo e nocivo à saúde, principalmente para crianças.
“As jujubas possuíam em seus componentes drogas proibidas no Brasil. Em outros países, como os Estados Unidos, a comercialização e o consumo das substâncias encontradas no doce podem ser liberados. No entanto, considerando as diligências realizadas, depoimentos coletados, apreensão do produto e o laudo da perícia, constatamos a existência de crime e, consequentemente, a autora foi indiciada por tráfico de drogas. O caso foi encaminhado ao Ministério Público, que já ofereceu denúncia contra a mulher”, explicou o delegado Márcio Mendonça Dubugras, titular da 110ª DP (Teresópolis).