

Praia de Icaraí, na Zona Sul de Niterói, local turístico onde dois criminosos viram uma janela de oportunidade em meio ao patrulhamento de rotina para atacar duas turistas norte-americanas
Duas turistas norte-americanas sofreram um violento ataque de uma dupla de bandidos durante um assalto no Calçadão da Praia de Icaraí, nas imediações do Clube Central, com uma delas esfaqueada por um dos criminosos. O fato aconteceu no sábado (16), por volta das 21h. Elas estão hospedadas em um apartamento em Niterói, mas passeavam pelo local quando os agressores chegaram e anunciaram o assalto. As turistas estavam tirando fotos com seus celulares e, sem entender o que eles diziam, reagiram.
Movido por um incompreensível sentimento de crueldade, um dos criminosos entrou em luta corporal com uma das vítimas para levar seu celular. Em seguida, a esfaqueou. Logo depois, eles saíram correndo em direção à Estrada Fróes, uma das vias de acesso não só ao Bairro de São Francisco, como também ao Morro do Estado.
Instantes após à ação de violência, uma viatura da Polícia Militar realizando patrulhamento de rotina passou pelo local e viu o desespero das turistas. Imediatamente, parou para dar-lhes atendimento, socorrendo a turista ferida para o Hospital Azevedo Lima.
Após receber atendimento médico e posterior alta clínica, a viatura da PM a levou de volta para o apartamento onde ela está hospedada. Por outro lado, policiais militares fizeram buscas na região, mas não tiveram sucesso.
Apesar do crime ter acontecido na Praia de Icaraí, uma das áreas mais nobres e turísticas da cidade, vale destacar que a Avenida Jornalista Alberto Torres se trata de um dos lugares mais patrulhados de Niterói. Principalmente, no horário noturno.
Cisp vai ajudar a localizar criminosos
Diante disso, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) informa que o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) está auxiliando as forças policiais na identificação dos autores. Sobretudo, porque a cidade, através do Cisp é pioneira no investimento em câmeras de segurança para monitoramento de vias públicas, reconhecimento facial e de veículos.
Inicialmente, o caso teve registro na 77ª DP (Icaraí). Entretanto, o Folha do Leste apura se haverá transferência do inquérito para a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT). Geralmente, compete à esta especializada a investigação de crimes contra visitantes estrangeiros no estado do Rio de Janeiro.