Trump elogia Lula e anuncia encontro na ONU

Trump elogia Lula e anuncia encontro na ONU | Reprodução/Cia Pak/ONU
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pretende se reunir com Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana. Durante discurso na Assembleia Geral da ONU, o norte-americano classificou o chefe de Estado brasileiro como “homem muito agradável” e disse que houve uma “química excelente” no breve encontro em Nova York.
Encontro e elogios
Segundo Trump, a conversa durou menos de 30 segundos, mas terminou com a promessa de uma reunião formal.
“Nós nos abraçamos. As pessoas não acreditaram. Foi uma química excelente. Isso foi um bom sinal”, declarou.
O líder norte-americano também ressaltou que gosta de negociar com pessoas de quem gosta, e que Lula se enquadrava nesse perfil.
Tarifas e soberania
Trump defendeu a decisão de impor tarifas de 50% contra produtos brasileiros. Ele argumentou que o Brasil aplicou taxas “imensas e injustas” contra os Estados Unidos por décadas.
“Como presidente, defendo a soberania e os direitos dos cidadãos americanos”, afirmou.
Para ele, sem cooperação com os EUA, o Brasil corre o risco de “falhar como outros falharam”.
Resposta brasileira
O governo Lula rebateu os argumentos, lembrando que os EUA tiveram superávit de mais de US$ 400 bilhões no comércio com o Brasil nos últimos 15 anos.
Em carta, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, também negou acusações de censura e afirmou que a Corte atua em defesa da liberdade de expressão. Barroso ainda classificou a justificativa de Trump para as tarifas como “compreensão imprecisa dos fatos”.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI