
Três pessoas morrem soterradas após chuva forte em Taubaté | Marcelo Camargo/Agência Brasil
Na tarde de sexta-feira (27), um soterramento no bairro Barreiro, em Taubaté, no interior paulista, resultou na morte de três pessoas. O incidente ocorreu por volta das 17h30 e envolveu uma residência, deixando mais três pessoas afetadas.
As vítimas fatais foram identificadas como Carla Sírio Leite, de 38 anos, e seu marido, Geovane Matsuda, de 34 anos. Maurício, de profissão caseiro, também perdeu a vida. Além das vítimas fatais, Gustavo Santos Scacaparozzi, de 42 anos, ficou parcialmente soterrado. Após o resgate, ele foi levado ao Hospital Regional de Taubaté. Duas crianças que estavam na residência não sofreram ferimentos.
+ LEIA TAMBÉM: ►Ônibus tomba e deixa pelo menos 20 pessoas feridas em Minas Gerais
O Corpo de Bombeiros relatou que as chuvas que atingiram Taubaté também afetaram 21 municípios na sexta-feira. De acordo com o boletim, além das três mortes, as chuvas deixaram três pessoas feridas, 17 desabrigadas e 29 desalojadas. Em toda a região, cerca de 32 mil unidades ficaram sem energia elétrica.
As fortes chuvas causaram uma série de problemas em diversas cidades. Em Caieiras, alagamentos, queda de árvores e postes bloquearam rodovias. Já em Campinas, o impacto foi mais severo, com deslizamentos de terra afetando pontos residenciais. Em Campo Limpo Paulista, o deslizamento de terra atingiu fundos de casas, enquanto em Francisco Morato, cinco residências foram afetadas por um deslizamento.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI
Franco da Rocha registrou extravasamento de córrego, enquanto a capital paulista também enfrentou alagamentos e quedas de árvores. Bertioga teve deslizamento de terra na Rodovia Mogi-Bertioga, e em Jundiaí, uma árvore caiu sobre uma residência, deixando uma vítima leve e dois desalojados. Em Suzano, 80 residências foram alagadas, e Vinhedo sofreu com quedas de árvores e alagamentos.
Diversas cidades da região enfrentaram deslizamentos e obstrução de vias. Mogi das Cruzes e Guarulhos também sofreram com alagamentos, enquanto em Monte Mor, vias foram interditadas devido a inundações. Em Mauá, o deslizamento afetou residências, e em Estiva Gerbi, alagamentos bloquearam o tráfego.
+ LEIA TAMBÉM: ►Reclassificação da pré-matrícula da Educação Infantil em Niterói está disponível
Valinhos, Santa Isabel, Lorena, Guaratinguetá e Indaiatuba também enfrentaram graves problemas devido às chuvas. Em Valinhos, uma árvore caiu sobre uma residência e um veículo, além de um extravasamento de rio. Já em Santa Isabel, deslizamentos e alagamentos causaram grandes transtornos. Lorena e Guaratinguetá enfrentaram alagamentos, enquanto em Indaiatuba, uma ponte pequena foi interditada.
O Corpo de Bombeiros segue realizando resgates e monitorando a situação em várias cidades afetadas. As autoridades locais estão trabalhando para minimizar os danos causados pelas chuvas intensas e restabelecer os serviços essenciais.