Internacional

Transição ambiental e energética de Cabo Verde tem apoio de Portugal

Portugal e Cabo Verde firmaram um acordo bilateral para a criação do Fundo Climático Ambiental. Do lado português, serão investidos cerca de 12 milhões de euros, conforme acordado entre os Ministros das Finanças, Fernando Medina e Olavo Correia, em uma reunião de trabalho em Lisboa, na presença dos Primeiros-Ministros António Costa e Ulisses Correia e Silva.

O acordo prevê que os 12 milhões de euros que seriam pagos por Cabo Verde até 2025 sejam investidos na transição climática no país africano. António Costa, Primeiro-Ministro português, aposta no sucesso da iniciativa e espera expandir o projeto para a restante dívida de Cabo Verde, que soma cerca de 140 milhões de euros.

O acordo entre Portugal e Cabo Verde foi destaque em uma conferência internacional em Paris, que discutiu formas de financiamento da transição verde e azul em nível global.

O Primeiro-Ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, afirmou que o investimento total na transição energética em seu país é de 520 milhões de euros, sendo 65% financiado pelo setor privado em parcerias com o governo.

Cabo Verde comprometeu-se com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável 2022-2026 (PEDS II) em matéria de sustentabilidade ambiental e ação climática, a fim de promover a diversificação da economia com investimentos em turismo sustentável, desenvolvimento da economia azul e energias renováveis.

Além do Fundo Climático Ambiental, Portugal e Cabo Verde também estabeleceram um protocolo de cooperação para finanças públicas. Com essa iniciativa, os dois países se unem em prol de um futuro mais sustentável e seguro para as próximas gerações, ressaltando a importância de investimentos responsáveis e de ações que promovam o combate ao aquecimento global.

 

CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK CLICANDO AQUI
CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM CLICANDO AQUI

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *