A cidade de Petrópolis vive um momento de apreensão nesta sexta-feira (22/3) devido às fortes chuvas que assolam a região. Desde a última quinta-feira (21/03), o volume de precipitação já ultrapassou os 230 mm, com previsão de chuva extrema para as próximas horas.
A Defesa Civil Municipal contabilizou 49 registros de ocorrências, incluindo deslizamentos de terra, quedas de árvores e alagamentos. O bairro da Independência foi um dos mais atingidos, com duas casas soterradas por deslizamentos.
“Leia mais notícias sobre o Estado do Rio aqui”
No deslizamento de uma encosta, no Independência, uma casa ficou totalmente destruída, deixando seis pessoas soterradas. Felizmente, o Corpo de Bombeiros conseguiu socorrer três pessoas – dois adultos e um idoso. Porém, três pesoas – uma mulher e duas crianças, de nove e quatro anos, ainda estão soterradas.
Até o momento, não há registro de mortes, mas a situação é crítica. A Defesa Civil orienta os moradores para que evitem áreas de risco e sigam as orientações das autoridades. Os 67 pontos de apoio do município estão abertos para receber a população que reside em áreas de risco ou que se sinta insegura em sua residência.
Rio-Petrópolis
De acordo com a Cia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora – Rio (Concer), a
subida da serra de Petrópolis está interditada a partir da praça de pedágio de Duque de Caxias, no sentido Juiz de Fora. Não há previsão de liberação do trecho nem de reabertura da praça no sentido Juiz de Fora. Desse modo, os motoristas que estiverem na estrada, contam apenas com a opção de retornar.
“Equipes da Concer atuam em diversos pontos da pista de subida, com quedas de árvore, deslizamento de terra e de pedras”, diz a concessionária.
Todavia, a pista de descida, em direção ao Rio de Janeiro, opera parcialmente interditada no km 88, devido à queda de árvore.
A previsão para as próximas horas é de céu nublado a encoberto com chuva moderada a muito forte. A Defesa Civil alerta para o risco de novos deslizamentos e alagamentos.