Entretenimento, Artes e CulturaTeatro

Tradição oral é tema de peça no Sesc São Gonçalo

Atriz Camila Costa é quem conta as histórias na peça. Foto: Bárbara Pelacani

Quando se diz a respeito da História, a impressão que se tem sobre o tema, dentre tantas coisas, tem relação com documentos, fotografias e outros tipos de registros. Mas a história oral também tem o seu valor. E é por isso que narradora e atriz Camila Costa apresenta e peça “Contos para cultivar a alegria” no Sesc São Gonçalo neste sábado (23) às 19 horas. A entrada é franca.

Com a participação da musicista brincante Cacá Pitrez, que acompanha a Camila nas narraticas, o espetáculo tem duração de 60 minutos, com direção cênica de Ricardo Gadelha e realização do Sesc Rio. A atividade foi selecionada pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2024.

“O espetáculo nasce do desejo de cultivar a alegria como enfrentamento à cultura do ódio, às mazelas e às precarizações que nos assolam enquanto sociedade”, explica Camila.

Ela é criadora da Chama das Histórias, projeto que aborda as tradições orais. A partir disso, a proposta é atuar na criação e apresentação de espetáculos, promoção de ações formativas, pesquisa e publicação literária.

“Contos para cultivar a alegria” convoca a plateia a restaurar a alegria, o riso e a festa como forças fundamentais à vida humana. O espetáculo reúne histórias da tradição oral, cantos e ritmos percussivos propondo ao público uma experiência viva para cultivar coletivamente a alegria. São histórias que falam da alegria como alimento para alma, cultivando o viço, a vida saudável e as relações.

Palhaçaria, Teatro de rua e Folguedos juntos

A parceria entre Camila e Ricardo vem desde 2019 no projeto Chama das Histórias, no qual os dois assinam a Direção Artística. No momento, os três artistas usam as áreas da narração de histórias, teatro, palhaçaria, cultura popular e música, para criar um espetáculo que traz como fundamento a alegria.

A direção de Ricardo Gadelha faz várias brincadeiras com o público. Isso se deve graças à experiência de 20 anos na palhaçaria, teatro de rua e folguedos populares. A bagagem percussiva musical de Cacá Pitrez reafirma nos ritmos populares brasileiros e no coro responsivo das toadas, a aliança entre palco e plateia.

Para realização da pesquisa teórica foi convidada a artista pesquisadora Juliana Franklin, especializada em tradições orais. Juntas, Camila e Juliana, selecionaram o repertório de contos e referências culturais sobre a alegria e o riso que darão sustentação à brincadeira.

“Trazer a alegria como força vital que fundamenta a existência humana, é se colocar em oposição à necropolítica tão disseminados atualmente. Relembrar o essencial, aquilo que nos une enquanto seres humanos, o riso, a festa, a alegria. Esses são princípios presentes em diversas culturas e as histórias de tradição oral guardam esses saberes, reforça a idealizadora do espetáculo.

Apresentação em Nova Iguaçu

Antes da apresentação em São Gonçalo, a peça vai passar pelo Sesc de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O espetáculo vai acontecer nesta cidade na quinta-feira (21), às 16 horas, na Rua Dom Adriano Hipolito, 10, no bairro Moquetá, em Nova Iguaçu.

Serviço

Peça “Contos para cultivar a alegria”
Local: Sesc São Gonçalo
Dia: 23 de março (sábado)
Horário: 19 horas
Classificação livre
Entrada franca
Endereço: Avenida Presidente Kennedy, 755, Estrela do Norte, São Gonçalo

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *