A noite de terça-feira (11) foi mais um capítulo de terror para os moradores do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio. Um intenso tiroteio ecoou pela comunidade por horas, aterrorizando os residentes e relembrando a onda de violência que assola a região há meses.
+ LEIA TAMBÉM: ►Milícia de Zinho: Operação policial mira lavagem de dinheiro
Segundo relatos, a guerra sem fim entre traficantes do Morro do São João, dominado pelo Comando Vermelho (CV), e do Morro dos Macacos, sob controle do Terceiro Comando Puro (TCP), seria a causa do novo conflito.
Os bandidos do CV estariam tentando invadir o Morro dos Macacos, buscando ampliar seu domínio territorial e aumentar seus lucros com o tráfico de drogas.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a sequência de rajadas de tiros que romperam a noite tranquila dos moradores. Em algumas imagens, é possível ver pessoas se abrigando em suas casas, deitadas no chão, buscando proteção contra as balas perdidas.
A rotina de violência já se tornou insuportável para os moradores do Morro dos Macacos. Nas redes sociais, a indignação é geral.
“Tiroteio pesado aqui no Morro dos Macacos. Sinceramente, não aguento mais viver aqui. A gente vive uma guerra. Não dá”, desabafou um internauta. “Quase todo dia tentam invadir o Morro dos Macacos, morador se ferra muito”, lamentou outro.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Na manhã desta quarta-feira (12), agentes da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (UPP Macacos) reforçaram o policiamento na comunidade, buscando conter a onda de violência. No entanto, a sensação de insegurança e medo entre os moradores persiste.
Desde o início do ano, o Morro dos Macacos se tornou palco de uma série de confrontos sangrentos entre facções rivais. Em janeiro, três suspeitos foram feridos em uma tentativa de invasão do CV.
+ LEIA TAMBÉM: ►Bope ocupa Maré pelo segundo dia
Enfim, em março, um sargento da PM foi baleado durante um tiroteio. Em abril, três pessoas morreram em mais uma tentativa de invasão. Além disso, em maio, um tiroteio atingiu um transformador e uma bala perdida atingiu um apartamento na região.