Leste FluminenseSão Gonçalo

Tiroteio Niterói-Manilha mata passageiro de ônibus; mulher é baleada em carro de APP

Ônibus alvejado durante ataque no Jardim Catarina

Ônibus alvejado durante ataque no Jardim Catarina | Reprodução

São Gonçalo viveu nesta terça-feira mais um dia de medo e terror, com reflexos no trecho Niterói-Manilha da rodovia BR-101. Um passageiro de ônibus morreu baleado enquanto uma mulher, numa corrida de carro de aplicativo, ficou ferida por conta de um tiro na perna durante intenso tiroteio na altura do Jardim Catarina.

O fato se trata de absurdo e inaceitável efeito colateral de operação da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PM) na comunidade. Agentes do 7º BPM (São Gonçalo) entraram na comunidade para fazer mais uma ação para remoção de barricadas. Vídeos feitos por moradores mostram blindados da PM circulando pela comunidade.

Em contrapartida, criminosos abriram fogo contra os policiais. Tiros foram disparados em direção à BR-101, atingindo veículos em plena via expressa, uma das mais movimentadas do Leste Fluminense e principal corredor de acesso entre a capital e a Região Metropolitana.

Identificação do passageiro de ônibus morto no tiroteio

A vítima fatal, José dos Santos Fernandes, de 76 anos, estava num ônibus da linha 121 (Magé–Niterói). O coletivo ficou em meio ao confronto entre policiais e traficantes ao passo que um disparo estilhaçou a janela do veículo, atingiu o idoso e espalhou pânico entre os passageiros.

Imediatamente, o motorista conduziu o ônibus até a UPA de Manilha, mas  José não resistiu. Em seguida, o corpo de José dos Santos foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Tribobó, em São Gonçalo. Familiares, visivelmente abalados, estiveram no local para reconhecimento, mas não quiseram falar com a imprensa.

Por outro lado, a mulher, de 43 anos, ferida no carro de aplicativo, recebeu socorro e deu entrada no Hospital Icaraí, em Niterói. Felizmente, ela não corre risco de morte, e conforme informações clínicas está estabilizada. Entretanto, Testemunhas relataram que muitos passageiros passaram mal e também precisaram de atendimento médico. Sobretudo, devido a situação de desespero.

Investigação aberta pela Polícia Civil

Polícia Civil, através da DHNSG, investiga morte de idoso baleado em ônibus

Polícia Civil, através da DHNSG, investiga morte de idoso baleado em ônibus |  Reprodução

A morte de José dos Santos Fernandes está sob investigação da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG). Já a ocorrência envolvendo a mulher baleada, inicialmente, teve registro na 72ª DP. Posteriormente, o caso passou para a 74ª DP (Alcântara).

Balanço da operação do 7º Batalhão da PM

Entulho de barricada destruída e removida pela PM no Jardim Catarina: saldo de 50 toneladas | Divulgação/PMERJ

Entulho de barricada destruída e removida pela PM no Jardim Catarina: saldo de 50 toneladas | Divulgação/PMERJ

Por fim, a operação da PM, já encerrada, resultou na remoção de 50 toneladas de entulho utilizados em barricadas no Jardim Catarina. Segundo a secretaria estadual da Polícia Militar, a ação contou com o apoio de uma retroescavadeira e um caminhão basculante.

Você também pode gostar

Leave a reply