ColunistasEsportesFutebolVicente Dattoli

Time egípcio elimina donos da casa e Fluzão conhece adversário

Vicente Dattoli, Colunista, esportes, futebol, jornalista

JEDDAH, Arábia Saudita - Vicente Dattoli

E está definido o adversário do Fluminense na semifinal da Copa do Mundo de Clubes que está sendo realizada em Jeddah, na Arábia Saudita. Com uma vitória convincente e muito, mas muito mais fácil do que se poderia esperar, o Ahly, do Egito, derrotou o Al Ittihad, da Arábia Saudita, por 3 a 1, classificando-se para o duelo contra os campeões da América do Sul, segunda-feira, no King Abdullah Sport City Stadium.

Time egípcio elimina donos da casa e Fluzão conhece adversário

Foto: Mahmoud Kahraba/Al-Ahly

Com um estádio praticamente dividido ao meio pelos torcedores das duas equipes (público total pagante de 56.111 pessoas), o jogo mostrou-se muito mais emocionante do que tecnicamente atraente. E a emoção vinha diretamente das arquibancadas. Na chamada “curva gold” (equivalente ao Setor Sul do Maracanã), estava a organizada do Al Ittihad – “The world is yellow”, o mundo é amarelo, dizia um enorme mosaico exibido. Logo após as apresentações oficiais, os jogadores da equipe saudita ficaram perfilados à frente da massa.

Time egípcio elimina donos da casa e Fluzão conhece adversário

Foto: Vicente Dattoli – Arquivo Pessoal

Do outro lado, em vermelho, os ultras do Al Ahly. Que provocaram um pequeno tumulto com a segurança logo no início do jogo, acendendo sinalizadores e causando um, digamos, princípio de incêndio, combatido com extintores e atuação rápida da segurança – houve segurança que foi derrubado pela galera, mas não passou de um susto. Entre as duas torcidas, uma semelhança: o apoio, no grito, para suas equipes.

“Leia mais notícias de Vicente Dattoli aqui”

Aos 19 minutos o VAR começou a definir o jogo. O árbitro venezuelano Jesús Valenzuela foi chamado e marcou pênalti para os egípcios. Maaloul bateu bem e colocou o Al Ahly na frente. Aos 43, novamente o VAR entrou em ação. Desta vez, pênalti marcado para o Al Ittihad que Benzema bateu bisonhamente. Detalhe: na sequência da jogada que, posteriormente, seria dada como pênalti, quase o Al Ahly marcou, ou seja, poderíamos ter um gol dos egípcios anulado e o empate dos sauditas.

Time egípcio elimina donos da casa e Fluzão conhece adversário

Foto: Mahmoud Kahraba/Al-Ahly

Em desvantagem, o Al Ittihad pensou voltar mais ofensivo para o segundo tempo, só que aos 14 minutos El Shahat fez um belo gol – levou amarelo porque foi festejar na escada que leva à arquibancada (o torcedor do Fluminense deve lembrar o que aconteceu com John Kennedy na final da Libertadores…). Com 2 a 0 contra no placar, o Al Ittihad desesperou, tornando-se presa fácil para o veloz time do Al Ahly. E foi num contra-ataque que Ashour fez 3 a 0, aos 24 do segundo tempo. Já entregue em campo, o Al Ittihad descontou com Benzema, aos 47, pouco depois da expulsão de Modeste.

Pensando na semifinal do Fluminense, Fernando Diniz, que estava no estádio, deve ter percebido que o forte da equipe do Egito é a velocidade. Seus dois “pontas” (assim mesmo, entre aspas, porque não são pontas efetivos) podem levar muito perigo se o tricolor carioca insistir em subir suas linhas e deixar as laterais sem proteção, ou com cães de guarda sem grande poder de reação. É difícil vencer e chegar à final? Sim, mas o Fluminense tem chances, basta entrar em campo atento e determinado.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Colunistas