O atacante Thiago Galhardo desembarcou no Recife na manhã desta sexta-feira (14) e teve grande recepção da torcida do Santa Cruz, popular time do Recife, em Pernambuco, que agoniza na 4ª divisão do futebol nacional. O clube está “quase” se tornando uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), na tentativa de se reerguer. Por conta disso, a contratação do atleta corresponde a um “adiantamento” do grupo que negocia a aquisição do clube. Todavia, sua estreia não acontecerá de modo imediato.
O que ainda impede a estreia do camisa 9?
A razão está nas questões burocráticas que envolvem a assinatura de contrato de qualquer jogador. Galhardo tem 34 anos e já não é mais nenhum garoto. E mesmo que fosse, clube algum inverte o seguinte processo quando fecha com um jogador: realização de exames e assinatura de contrato. Isso nunca acontece em ordem inversa.
Logo, apesar de já haver um acerto entre as partes, o atleta ainda não assinou com o Santa Cruz. Primeiramente, terá de fazer exames médicos no ambiente do próprio clube e com acompanhamento dos médicos do Santa Cruz. Afinal, o time está em busca de solução e não de problemas, Assim sendo, pegar jogador bichado não dá pé.
Justamente por isso, o novo reforço desembarcou e seguiu direto para o Arruda, onde vai começar a dar início a esse processo. Mas somente depois do resultado de todos os exames, assegurando que o jogador está em plenas condições físicas, que ocorrerá a assinatura de contrato.
Com os documentos assinados, o clube ainda terá de enfrentar os trâmites burocráticos da Federação Pernambucana de Futebol e da CBF. A estimativa da diretoria do Santa Cruz é de que possa contar com o jogador ainda em três semanas – caso a parte física, de saúde e contratual estejam 100% ok. Apenas depois disso o atleta estará apto a entrar em campo.
O planejamento da diretoria coral prevê a estreia de Galhardo na semifinal do Campeonato Pernambucano, marcada para daqui a três semanas. No próximo domingo (16), o atacante acompanhará das arquibancadas o confronto entre Santa Cruz e Central, no Arruda, válido pela competição estadual.
Experiência e responsabilidade
Com mais de 400 jogos na carreira e cerca de 90 gols marcados nas últimas sete temporadas, Thiago Galhardo chega ao Santa Cruz com uma missão clara: liderar o clube em sua retomada no cenário nacional. Aos 34 anos, o atacante já vestiu camisas de peso, como Vasco, Internacional, Fortaleza, Celta de Vigo (Espanha) e Coritiba. Além disso, ele foi artilheiro do Campeonato Brasileiro em 2020.
Espera-se que o camisa traga ao elenco coral experiência e qualidade, principalmente para a disputa da Série D.