Em uma ação inédita, o programa Aprendiz Musical, mantido pela Prefeitura de Niterói, realizará o primeiro concerto do ano no Theatro Municipal com recursos de acessibilidade. O objetivo: tornar o evento acessível a todos. Na próxima quarta-feira (7), a apresentação contará com audiodescrição e tradução em libras. Isso deve garantir que pessoas com deficiência visual e auditiva também possam desfrutar do espetáculo.
O concerto, que contará com alunos das Orquestras e do Coro Aprendiz, quer continuar transformando vidas por meio da música. Trata-se de excelente oportunidade para jovens de todas as idades terem suas vidas – e as de suas famílias – influenciadas positivamente pela arte e cultura.
O maestro Evandro Rodriguese, que está há 11 anos no Aprendiz, destacou que o repertório contemplará obras eruditas e populares. O estilo eclético incluí compositores como Mozart, Tom Jobim, Brahms e Debussy, revelando-se um espetáculo imperdível.
Neste primeiro concerto do ano, teremos obras muito conhecidas do grande público e outras pouco executadas por orquestras jovens no Brasil. Estamos com dois grupos orquestrais. Um com alunos que estão passando pela experiência de tocar num organismo sinfônico pela primeira vez e outro com alunos mais experientes. Ambos tocarão juntos ao final com o Coro Aprendiz. Entre os compositores, as orquestras apresentarão obras de Mozart, Tom Jobim, Brahms e Debussy. Está imperdível!”, destacou o maestro, que está há 11 anos no Aprendiz.
Durante o espetáculo, haverá a descrição detalhada do ambiente histórico do Theatro Municipal. E da disposição dos instrumentos e músicos no palco para que pessoas com deficiência visual possam construir imagens mentais a partir das informações. Além disso, haverá tradução em libras para que pessoas surdas possam acompanhar a apresentação.
Para o coordenador pedagógico do programa, João Victor Reis, o concerto representa a retomada de valores importantes. Como exemplo, a conexão com as famílias e com a cidade, o comprometimento com o processo artístico-pedagógico e o incentivo à prática coletiva. É um momento emocionante na formação dos alunos. Eles terão a oportunidade de apresentar-se em um palco histórico e sentir pertencimento ao espaço.
Esse concerto simboliza a retomada de valores muito importantes para o Aprendiz, como o fortalecimento da conexão com as famílias e com a cidade, o comprometimento com o processo artístico-pedagógico e o incentivo à prática coletiva. É um momento importante na formação destes alunos não apenas pela oportunidade de se apresentarem em um palco histórico tão representativo, mas de vivenciarem a sensação de pertencimento. É o espaço deles”, disse o coordenador.
O Aprendiz Musical segue se expandindo e atendendo cada vez mais alunos, provando que a música é uma ferramenta poderosa de transformação social. Não perca essa oportunidade de participar de um evento inclusivo e emocionante!