
Campanha Dezembro Vermelho em Niterói oferece autotestes, prevenção ao HIV e assistência em unidades de saúde.| Rovena Rosa/Agência Brasil
A Prefeitura de Niterói iniciou a campanha Dezembro Vermelho para reforçar a prevenção e o combate ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Durante o mês, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o teste rápido de forma gratuita em toda a rede básica de saúde, promovendo acesso facilitado ao diagnóstico precoce.
Além dos testes, o município intensifica a assistência às pessoas que vivem com HIV/Aids. As unidades de saúde que possuem o Serviço de Atenção Especializado (SAE) oferecem tratamento, acolhimento e promoção da saúde, incluindo internação para adultos no Hospital Municipal Carlos Tortelly, no Centro. Crianças e adolescentes recebem atendimento no Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Serviços disponíveis para diferentes públicos
Para adultos soropositivos, o atendimento ambulatorial ocorre em diversas policlínicas regionais, como Sérgio Arouca, Barreto e Fonseca, além do Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL). Crianças, adolescentes e gestantes com HIV são atendidos em unidades específicas, como o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) e a Policlínica de Especialidades da Saúde da Mulher Malu Sampaio, quando necessário.
A Profilaxia Pré-Exposição Sexual (PREP) está disponível nos serviços especializados, enquanto a Profilaxia Pós-Exposição Sexual (PEP) é oferecida em todas as emergências. Casos de violência contra mulheres recebem suporte adicional na Maternidade Municipal Alzira Reis e no HUAP.
+ LEIA TAMBÉM: ► Radar do trânsito em Niterói (03/12): O trânsito nos bairros e na Região Oceânica em direção à Ponte
Ampliação do acesso com autotestes e campanhas educativas
Para facilitar o diagnóstico, o município também distribui autotestes de HIV, disponíveis no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e nos serviços de PREP. Esse recurso, que pode ser usado em casa, é uma alternativa para pessoas com exposição contínua ao vírus.
Segundo Márcia Santana, coordenadora de IST/Aids e Hepatites Virais, a cidade também realiza campanhas educativas, distribui preservativos e promove ações para combater o preconceito e garantir os direitos das pessoas com HIV.
Seminário anual debate políticas de prevenção
Como parte da campanha, o 22º Seminário da ReduSaids será realizado em 13 de dezembro, no auditório da UFF, no Campus do Gragoatá. O tema deste ano, “Juventude, Saúde e Prevenção: As Dimensões Sociais e Políticas do HIV/AIDS”, reunirá especialistas e debates sobre os desafios da prevenção.