Leste FluminenseSão Gonçalo

Dia de Luta Contra as Hepatites em São Gonçalo terá testes gratuitos e campanha de prevenção

Dia de Luta Contra as Hepatites em São Gonçalo terá testes gratuitos e campanha de prevenção | Divulgação/Prefeitura de São Gonçalo

O Dia de Luta Contra as Hepatites em São Gonçalo contará com uma grande ação nesta segunda-feira (28), no Pátio Alcântara, das 9h às 16h. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde busca ampliar a prevenção, o diagnóstico precoce e o combate às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), com destaque para as hepatites virais.

Durante o evento, serão realizados testes rápidos gratuitos para detecção de sífilis, HIV, hepatite B e C. A equipe do Programa IST/Aids e Hepatites Virais também vai distribuir preservativos e gel lubrificante, além de orientar a população sobre formas de prevenção.

“O mais importante é a prevenção. A principal forma de contágio das ISTs ainda é o sexo desprotegido e o compartilhamento de objetos perfurocortantes”, afirmou Monique Gonzalez, coordenadora do programa.

A campanha faz parte da mobilização nacional conhecida como Julho Amarelo. Em São Gonçalo, os testes rápidos estão disponíveis de segunda a sexta, das 8h às 16h, em todas as unidades básicas de saúde. As equipes também realizam palestras de orientação nas salas de espera.

“A ideia é intensificar a conscientização e estimular que os moradores levem a informação adiante”, explicou Thainá Fratane, subsecretária de Saúde Coletiva.

+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI

Quem já foi diagnosticado com hepatite tem acesso garantido ao tratamento com especialistas no município. O atendimento é feito na Policlínica Gonçalense de Referência para Doenças Crônicas e Transmissíveis, na Parada 40, e no PAM Coelho, com fornecimento gratuito de medicamentos.

As hepatites virais provocam inflamações no fígado e podem ser silenciosas. Quando aparecem, os sintomas incluem cansaço, enjoo, pele amarelada, dor abdominal e urina escura. As vacinas contra as hepatites A e B estão disponíveis nas unidades de saúde. Já a hepatite C tem tratamento e pode ser curada.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *