BrasilEconomia

Taxa de desemprego recua no trimestre encerrado em fevereiro

Taxa de desemprego recua no trimestre encerrado em fevereiro

Foto: Wilson Dias – Arquivo – Agência Brasil

A taxa de desocupação no Brasil subiu para 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado representa um aumento de 0,3 ponto percentual em relação ao trimestre anterior (encerrado em novembro de 2023), quando a taxa era de 7,5%. No entanto, na comparação anual, a taxa de desocupação apresentou queda de 0,8 ponto percentual, já que em fevereiro de 2023 estava em 8,6%.

Em números absolutos, a população desocupada atingiu 8,5 milhões de pessoas no trimestre, um aumento de 4,1% em relação ao trimestre anterior e uma queda de 7,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

► Leia mais notícias sobre Brasil aqui

Já a população ocupada se manteve estável no trimestre, com 100,25 milhões de pessoas, mas apresentou crescimento de 2,2% na comparação anual.

Apesar da alta na taxa de desocupação no trimestre, o IBGE destaca que o mercado de trabalho brasileiro apresentou alguns sinais positivos no período.

Um dos destaques foi a queda na taxa de subocupação por insuficiência de horas trabalhadas, que passou de 25,8% para 25,6%.

Outro ponto positivo foi o aumento da massa de renda real habitual dos trabalhadores, que subiu 0,9% no trimestre e 3,3% no ano.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil