Estado do Rio de JaneiroPolítica

Supervia vai devolver concessão de trens ao estado do RJ

Em reunião realizada nesta quinta-feira com o governador do estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL), os executivos da Gumi, empresa japonesa concessionária da Supervia, confirmaram a desistência de gerir o sistema de trens metropolitanos que operam a partir da Central do Brasil. Segundo o governador, o Governo do Estado vinha cobrando por investimentos que melhorassem os serviços à população.

 

 

Cláudio Castro lembrou que, a gestão estadual fez esforços para apoiar a concessionária na entrega de um serviço digno à população. E que foram feitos aportes de cerca de R$ 400 milhões, em 2022, para compensar perdas com a queda do número de passageiros.

 

“A pandemia acabou e os serviços continuaram precários. Cobramos resultados e eles não vieram. A população do Rio seguiu enfrentando atrasos, desconforto, paralisações e até acidentes na malha ferroviária. A Gumi faz parte do conglomerado Mitsui, um dos maiores do mundo. Porém, o problema está no modelo de concessão que não funciona” – disse o governador.

 

Sobre o futuro do serviço de trens, o governador afirmou que o estado vai fazer uma transição transparente e tranquila, garantindo o funcionamento dos serviços até a escolha de uma nova empresa. “Vamos partir para um novo modelo de concessão que atenda aos anseios e respeite o direito da população do estado” – finalizou.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *