EsportesFutebol

STJD concede efeito suspensivo e libera Bruno Henrique para jogar

Bruno Henrique comemora gol que garantiu vitória do Flamengo no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores 2025 contra o Internacional pelo placar de  1 a 0 no Maracanã | Gilvan de Souza/Flamengo

STJD concede efeito suspensivo e libera Bruno Henrique para jogar | Gilvan de Souza/Flamengo

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva concedeu liminar ao Flamengo, liberando Bruno Henrique para jogar normalmente em todas as competições. O atleta havia recebido punição de 12 jogos de suspensão e multa de R$ 60 mil por forçar cartão amarelo contra o Santos, em 2023, em episódio ligado a apostadores.

O recurso foi protocolado pelo clube na terça-feira (9) e aceito neste sábado (13). A decisão tem validade até o julgamento no Pleno.

Contexto da punição

Bruno Henrique foi acusado de violar a ética desportiva ao receber cartão intencionalmente. O artigo 243-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva trata da conduta “contrária à ética desportiva com o objetivo de influenciar o resultado de uma partida”.

Apesar da acusação, o Flamengo argumentou que não se sentiu prejudicado. Segundo o clube, a atitude fez parte da estratégia, já que o atacante estava pendurado. Assim, essa defesa levou à absolvição parcial em relação ao artigo 243, que fala em prejudicar a própria equipe.

Situação atual

Entretanto, mesmo liberado, Bruno Henrique não foi relacionado para enfrentar o Juventude neste domingo (14), pela 23ª rodada do Brasileirão. Assim, o clube informou que a ausência foi apenas por controle de carga física.

Contudo, caso a suspensão fosse mantida, ela valeria apenas para torneios nacionais. Enfim, para atingir competições internacionais, como a Libertadores, seria necessário pedido formal do STJD à CBF.

Veja a nota oficial do Flamengo:

“O Clube de Regatas do Flamengo informa que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) deferiu o pedido de efeito suspensivo da decisão que havia aplicado 12 jogos de suspensão ao atleta Bruno Henrique.
A medida, aguardada pelo Flamengo diante dos votos divergentes apresentados na 1ª Comissão Disciplinar — que acolheram a preliminar de prescrição — garante a plena condição de jogo do atacante até o julgamento do caso pelo Pleno do Tribunal.
Dessa forma, Bruno Henrique está liberado para atuar normalmente pela equipe rubro-negra.”
+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Comments are closed.

Mais emEsportes