
STF confirma o julgamento de Ronnie Lessa e Élcio Queiroz pelo assassinato de Marielle Franco. (Divulgação)
O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou que o júri popular de Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, acusados pelo assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorrerá no dia 30 de outubro. A decisão foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, que garantiu a realização do julgamento no Tribunal do Júri da Comarca do Rio de Janeiro.
Início do julgamento e confirmação de Moraes
O julgamento será presidido pelo juiz Gustavo Kalil, do 4º Tribunal do Júri, e está marcado para começar às 9h. A autorização para o júri foi solicitada ao STF porque Lessa e Élcio são réus em ação penal sob a relatoria de Moraes. A decisão reforça o agendamento inicial feito em setembro de 2024.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Detalhes sobre os acusados
Ronnie Lessa, ex-policial, é réu confesso no caso, tendo afirmado que foi o responsável pelos disparos que mataram Marielle e Anderson. O crime, segundo Lessa, foi ordenado pelos irmãos Brazão. Já Élcio Queiroz, também ex-policial, teria sido o motorista do veículo utilizado durante o crime. Ambos aguardam o julgamento enquanto permanecem presos.
Outros envolvidos no processo
Além de Lessa e Élcio, outros cinco réus estão sendo processados no caso, incluindo Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), e seu irmão, o deputado federal Chiquinho Brazão. Eles, juntamente com o ex-chefe da Polícia Civil Rivaldo Barbosa e o major da Polícia Militar Ronald Paulo de Alves Pereira, respondem por crimes de homicídio e organização criminosa. Todos estão detidos enquanto aguardam os desdobramentos do julgamento.