CarnavalCarnaval 2025Entretenimento, Artes e CulturaRio de Janeiro - Capital

Sorteio define ordem de desfiles do Carnaval 2025

Sorteio define ordem de desfiles do Carnaval 2025

Gabriel David e Elmo José dos Santos nos preparativos finais para o sorteio que definiu a ordem de desfiles do Carnaval 2025 | Reprodução

Em noite memorável na Cidade do Samba, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) definiu, em sorteio eletrizante, a ordem dos desfiles do Grupo Especial para o Carnaval 2025.

+ MAIS NOTÍCIAS DE ENTRETENIMENTO, ARTES E CULTURA? CLIQUE AQUI

Pela primeira vez, o público teve a oportunidade de participar presencialmente desse momento, acima de tudo,  tão especial.  Os eventos shows e participações especiais, apresentados por Milton Cunha, juntamente com Regina Casé, deram colorido especial à noite. Definitivamente, não faltou muita alegria e samba no pé!

“Uma honra poder fazer meu primeiro evento como presidente da Liesa com a presença em massa do público na Cidade do Samba! O pontapé inicial do Rio Carnaval 2025 não poderia ter sido melhor. Agora já temos a ordem dos desfiles! Boa sorte a todas as escolas de samba!”, disse o presidente da Liesa, Gabriel David.

Carnaval mais inclusivo e solidário

Da mesma forma que não cobrou ingressos até às 21h, visando promover a inclusão e a solidariedade, a Liesa realizou uma campanha de solidariedade. Em troca da entrada franca, pediu a doação de 1 kg de alimento não perecível em favor das regiões atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Em suma, uma iniciativa louvável que uniu a paixão pelo samba à responsabilidade social!

Desfiles em três noites

Uma grande – e polêmica – novidade marca o Carnaval 2025: pela primeira vez, os desfiles das principais escolas de samba do Rio acontecerão em três noites. Mas a Liesa defende a medida como meio de garantir ainda mais folia , diversão e entretenimento aos foliões!

+ MAIS NOTÍCIAS DO CARNAVAL 2025? CLIQUE AQUI

Assim, ao invés de seis escolas no domingo e na segunda, teremos quatro agremiações desfilando por noite. Como resultado, a terça-feira passa a fazer parte do calendário das escolas de samba, aumentando ainda mais a intensidade da maratona carnavalesca.

Confira a ordem dos desfiles e prepare-se para vibrar!

Domingo, 02 de março

  1. Unidos de Padre Miguel
  2. Imperatriz Leopoldinense
  3. Unidos do Viradouro
  4. Estação Primeira de Mangueira
Segunda-feira (03 de março):
  1. Unidos da Tijuca
  2. Beija-Flor de Nilópolis
  3. Acadêmicos do Salgueiro
  4. Unidos de Vila Isabel

Terça-feira (04 de março):

  1. Mocidade Independente de Padre Miguel
  2. Paraíso do Tuiuti
  3. Acadêmicos do Grande Rio
  4. Portela
Sorteio define ordem de desfiles do Carnaval 2025

Sorteio define ordem de desfiles do Carnaval 2025

Enredos que prometem tirar o fôlego!

Por fim, as agremiações prepararam enredos empolgantes e com mensagens importantes. Mas que também prometem emocionar o público e levar muito samba para a Sapucaí.

domingo de carnaval
  • Unidos de Padre Miguel: “Egbé Iya Nassô: Uma Mãe Negra e a Saga do Candomblé” – A história da africana Iyá Nassô e do primeiro terreiro de Candomblé do Brasil em funcionamento, a Casa Branca do Engenho Velho.
  • Imperatriz Leopoldinense: “Ómi Tútu ao Alafon – Água fresca para o senhor de Ifón’. Segundo o carnavalesco Leandro Vieira, o enredo se baseia no que ele ouviu de ekedes e babalorixás. De mogbás e ialorixás. “Não é exatamente aquilo que um só deles disse. O que escrevo é a soma de tudo o que foi dito, incluindo o que um não disse, mas que o outro acrescentou”.
  • Viradouro: “Malunguinho: o Mensageiro de Três Mundos”. Segundo Tarcísio Zanon, o enredo se passa em Pernambuco, na primeira metade do século 19, quando o quilombo do Catucá se tratava de foco de resistência. Nesse período, testemunharam uma dura perseguição ao seu último líder, João Batista, o Malunguinho, por seus atos libertários.

Ao fugir das emboscadas, ocultou-se na mata e aprendeu com os indígenas o segredo da força das ervas. Assim, tornou-se Mensageiro de Três Mundos: Mata, Jurema e Encruzilhada. Malunguinho é o dono da chave mágica para abrir senzala e fechar o corpo dos que a ele rogam proteção. O que ronda a mata para vencer inimigo, trazendo a ciência dos pajés, os caminhos da cura. Salve a Jurema Sagrada!”, diz Zanon

  • Estação Primeira de Mangueira: “À Flor da Terra – No Rio da Negritude entre Dores e Paixões” – Primordialmente, uma homenagem à presença africana no Rio de Janeiro, com narrativa de cunho social.
SEGUNDA-FEIRA de carnaval
  • Unidos da Tijuca: “Logun-Edé: Santo Menino que velho respeita” – Um enredo sobre as histórias de Logunedé, filho de Oxóssi e Oxum. Sob o mesmo ponto de vista, levará ao público um pouco sobre a diáspora africana.
  • Beija-Flor: A Deusa da Passarela vai homenagear Luiz Fernando Ribeiro do Carmo – o carnavalesco Laíla – que fez história na Beija-Flor, mas que, infelizmente, morreu em 2021, em decorrência da covid-19.
  • Salgueiro: “Salgueiro de Corpo Fechado” – Uma exploração da busca humana pela proteção espiritual. Esse enredo reflete a alma e a ancestralidade que o Salgueiro tanto valoriza, diz Jorge Vieira, carnavalesco da Academia do Samba.
  • Unidos de Vila Isabel: “Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece” – Um enredo sobre fé, superstições e seres fantásticos.
TERÇA-FEIRA de carnaval
  • Mocidade Independente de Padre Miguel: ‘Voltando para o futuro – não há limites para sonhar’
  • Paraíso do Tuiuti: “Xica Manicongo” – A história de Xica Manicongo, considerada a primeira travesti do Brasil.
  • Grande Rio: terá como enredo o estado do Pará, mais ainda sem definição de título e narrativa.
  • Portela: “Milton Nascimento: o Gênesis da Grandeza” – Uma homenagem ao cantor e compositor Milton Nascimento, um dos maiores artistas negros do país.

 

 

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Carnaval