Um grupo de crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social participou de uma visita especial ao Cristo Redentor, na última segunda-feira (03). A iniciativa fez parte de um projeto da Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio (SMAS), que busca promover vivências culturais e sociais para acolhidos.
A maioria dos 16 participantes nunca havia visitado o monumento, um dos principais pontos turísticos do Brasil. Durante o passeio, eles puderam conhecer a história do Cristo Redentor, apreciar a vista panorâmica da cidade e tirar fotos. A atividade fez parte do projeto “Vivências”, que tem como objetivo fortalecer o sentimento de pertencimento e inclusão social entre os atendidos pela rede assistencial do município.
“A estátua é muito legal”, disse A, de 14 anos, assistido pelo programa Família Acolhedora. “Eu pedi por todos os meus amigos do abrigo e pela equipe que me acolheu e cuida da gente. Esse momento aqui foi maravilhoso”, comentou Creuza Freire dos Santos, 67, da Unidade de Reinserção Social (URS) Dina Sfat, em Bangu, na Zona Oeste.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
A iniciativa promove visitas a espaços culturais e de lazer, como teatros, cinemas, eventos esportivos, parques e museus. Em 2024, mais de 13 mil pessoas acolhidas pelos serviços sociais do Rio de Janeiro foram beneficiadas. Segundo a SMAS, a ideia é proporcionar experiências enriquecedoras que estimulem o desenvolvimento pessoal e a inclusão na sociedade.
“A nossa meta é mostrar que esses espaços também devem ser ocupados por pessoas em vulnerabilidade social. Essas pessoas também são parte da cidade. Nós conseguimos perceber a animação e a sensação de pertencimento, quando realizamos esse projeto nas nossas unidades. O sentimento é único”, explica Regina Silveira, coordenadora da SMAS.
Os passeios são organizados periodicamente e contam com apoio de instituições parceiras. A secretaria reforça a importância dessas atividades para o bem-estar dos acolhidos, contribuindo para a ampliação de horizontes e o fortalecimento de vínculos sociais. Para saber mais sobre as próximas ações do projeto “Vivências”, os interessados podem acompanhar as atualizações no site da SMAS.