A situação do sistema lagunar de Maricá será tema de debate, na próxima sexta-feira (24), na Câmara Municipal da cidade. A Comissão de Defesa do Meio Ambiente, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizará uma audiência pública para discutir o assunto.
A proposta será tratar da situação das lagoas de Maricá, Barra, Padre, Guarapina e Brava. O encontro acontecerá no Plenário de Câmara, na Avenida Nossa Senhora do Amparo, 57, Centro de Maricá. O deputado estadual Jorge Felippe Neto (Avante), presidente da comissão da Alerj, frisou sobre a importância de se preservar o sistema lagunar, que possui papel fundamental nos ecossistemas da região.
A administração do sistema de águas tem sido constante tema de debates em Maricá. No último dia 7, a autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), promoveu, no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel Brizola, em Itaipuaçu, a última audiência pública sobre o Programa de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais de Maricá.
O encontro pautou a proposta de diretrizes e metas para a gestão de programas e investimentos. A iniciativa objetiva providenciar melhores condições de drenagem já que o município é rodeado de montanhas e cortado por rios, com lagoas que ficam praticamente no nível do mar, o que dificulta o escoamento das águas em dias de chuvas torrenciais e quando a maré está cheia.