Brasil

Sinduscon-SP reduz projeção de crescimento da construção em 2025 para 2,2%

Sinduscon-SP reduz projeção de crescimento da construção em 2025 para 2,2% | José Paulo Lacerda/CNI

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) revisou para baixo a projeção de crescimento da construção civil em 2025. A estimativa, que antes era de 3%, agora aponta para uma alta de 2,2%.

Os dados, divulgados nesta quinta-feira (21), têm como base um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre).

Setor formal e informal

A nova projeção é resultado da média entre o desempenho esperado das construtoras formais, que devem crescer 2,5%, e o das atividades informais, como autoconstrução e pequenos empreiteiros, com alta estimada de 1,5%.

Segundo o vice-presidente de Economia do Sinduscon-SP, Eduardo Zaidan, a conjuntura interna tem maior impacto sobre os números que o cenário internacional.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

“Estamos com uma taxa de juros muito alta há muito tempo, e só agora a inflação está começando a ceder, mas ainda está elevada, com os juros penalizando muito as famílias e as empresas”, afirmou.

Impactos do tarifaço americano

O Sinduscon-SP também avaliou os possíveis reflexos do tarifaço dos Estados Unidos sobre o PIB brasileiro. A estimativa é de que o impacto potencial poderia chegar a 1,8 pontos percentuais nos próximos dois anos.

No entanto, com medidas de compensação adotadas pelo governo, diversificação de mercados e renegociação de contratos, a entidade prevê uma redução dos efeitos negativos para 0,3 p.p. em 2025 e 0,5 p.p. em 2026.

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in:Brasil