
ShotSpotter ajuda a impedir roubo de carga em Niterói | Divulgação
Na madrugada da última terça-feira (12), por volta das 5h, o sistema ShotSpotter Niterói, implementado há dois meses pela Prefeitura, localizou e georreferenciou 15 disparos de arma de fogo no bairro Barreto, Zona Norte da cidade.
Com base nas informações, guardas municipais do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) acionaram a Polícia Militar, que chegou rapidamente ao local e impediu uma tentativa de roubo de carga de carne na BR-101, Avenida do Contorno, próximo à divisa com São Gonçalo. Os criminosos fugiram, e um deles foi baleado durante a ação.
O prefeito Rodrigo Neves destacou a importância do resultado:
“Esse resultado reforça o compromisso da Prefeitura com a segurança pública por meio do investimento em tecnologia, inteligência e integração entre as forças de segurança. Somos referência nacional e continuaremos avançando com inovação e parcerias para manter nossa cidade mais segura.”
O ShotSpotter é um sistema desenvolvido por uma empresa americana que identifica disparos em tempo real, indicando localização exata e tipo de armamento (fuzil ou pistola).
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Os dados são processados em centros nos EUA e enviados ao Cisp em até 60 segundos, permitindo ação imediata das forças policiais. Atualmente, os sensores estão em operação na Zona Norte e Zona Sul de Niterói.
O sistema já havia se mostrado eficiente no dia 15 de julho, quando detectou 92 disparos de arma de fogo no Barreto. O tiroteio durou nove minutos em um dos acessos ao Morro dos Marítimos. Três suspeitos foram baleados e o carro utilizado pelos criminosos ficou destruído.
O investimento em tecnologia como o ShotSpotter reforça a estratégia de Niterói de integrar inteligência, vigilância e resposta rápida, garantindo mais segurança para a população.