Leste FluminenseNiterói

Setembro Inclusivo leva tecnologia e cultura acessível a Niterói

Setembro Inclusivo leva tecnologia e cultura acessível a Niterói | Divulgação

O Setembro Inclusivo em Niterói será realizado entre os dias 23 e 26 de setembro nas Plataformas Urbanas Digitais (PUDs). A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), une tecnologia, cultura e educação em prol da acessibilidade e da inclusão social.

A programação faz parte das campanhas Setembro Verde, que valoriza os direitos das pessoas com deficiência, e Setembro Azul, que dá visibilidade à comunidade surda. O objetivo é sensibilizar a sociedade e ampliar oportunidades para um público que, segundo o Censo 2022, já soma 17,3 milhões de brasileiros.

Segundo o prefeito Rodrigo Neves, o evento reafirma a prioridade de uma cidade mais acessível:

“É uma oportunidade de unir tecnologia, educação e cultura para dar voz e visibilidade às pessoas com deficiência, promovendo igualdade de oportunidades e fortalecendo a participação de todos”, destacou.

Setembro Inclusivo leva tecnologia e cultura acessível a Niterói | Divulgação

A secretária Juliana Benício também reforçou o compromisso:

“O Setembro Inclusivo é um momento de reflexão e de ação. Nas PUDs, reafirmamos o compromisso de Niterói com a inclusão, oferecendo tecnologia, cultura e educação acessíveis”, disse.

Objetivos práticos

Além de reflexões, o evento garante acesso gratuito às ferramentas tecnológicas disponíveis nas PUDs, promove capacitação digital e estimula soluções inovadoras para ampliar a acessibilidade.

A campanha também fortalece redes de apoio entre famílias, instituições e desenvolvedores, incentivando o debate sobre políticas públicas.

Programação gratuita

23/09 (terça-feira) – 9h às 11h – PUD Engenhoca
Visita guiada com alunos e participação de uma professora e estagiária surda, além de intérpretes de Libras da Escola Municipal Paulo Freire.

25/09 (quinta-feira) – 16h – PUD Engenhoca
Palestra Jogos Inclusivos, com Eduardo Brasil Barbosa Jr., criador do jogo Meu Amigo Caramelo, voltado para crianças com TEA e PCD.

26/09 (sexta-feira) – 14h – PUD Viradouro
Gravação do podcast Como a tecnologia pode contribuir para a autonomia e inclusão de pessoas com deficiência, com alunos protagonistas que possuem síndrome de Down e deficiência visual.

Serviço

PUD Engenhoca – Praça José Vicente Sobrinho, s/n, esquina com a Rua Dom Antônio de Almeida Moraes Junior – Engenhoca.
Dúvidas: (21) 96983-0351

PUD Viradouro – Rua Nossa Senhora das Graças, 474 – Viradouro (em frente ao Campo do Viradouro).
Dúvidas: (21) 97876-5385

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta