

Setembro terá primeiras chuvas e aumento de temperaturas no Brasil | Reprodução/Pexels
O mês de setembro deve trazer aumento da temperatura e as primeiras chuvas do período úmido em diversas regiões do Brasil, com destaque para Sudeste, Centro-Oeste e Norte, enquanto o Sul também pode registrar precipitações. A estação termina em 22 de setembro, dando início à primavera.
Sudeste e Centro-Oeste
No Sudeste e Centro-Oeste, a elevação das temperaturas será acompanhada por pancadas de chuva em algumas tardes. Segundo Celso Oliveira, meteorologista da Tempo OK, “as primeiras pancadas de chuva do início da primavera tendem a ser fortes, com rajadas de vento e trovoadas, sem atingir a média climatológica”.
A umidade será isolada, o que pode manter algumas cidades com clima seco e temperaturas acima do normal, principalmente no interior de São Paulo e Minas Gerais.
Sul
No Sul, setembro será marcado por chuvas frequentes, associadas à passagem de frentes frias e sistemas transitórios. O Paraná terá precipitações acima da média, especialmente no oeste, enquanto Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem registrar chuvas de médias a um pouco abaixo do normal.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI
Oliveira destaca que os modelos climáticos não indicam geadas tardias, o que é positivo para culturas recém-plantadas, como o milho.
Nordeste
No Nordeste, o interior da região deve ter clima seco e quente, enquanto as capitais registrarão chuvas acima da média, com temperaturas próximas ao normal, influenciadas por ventos úmidos marítimos.
Norte
Na região Norte, algumas áreas ainda terão tempo seco, como Tocantins e a faixa sul do Pará, enquanto Amazonas, Acre e Rondônia terão chuvas frequentes.
“Apesar da chuva mais intensa no Acre, ela ainda não será suficiente para aumentar de forma significativa o nível dos rios no Estado”, projeta Oliveira.