Especial Carnaval 2024

Série Bronze: conheça as campeãs

Bruxa da Curicica bateu na trave | Reprodução

A Superliga Carnavalesca do Brasil realizou, nesta segunda-feira (20) a apuração dos quesitos que avaliaram das 24 escolas de samba que desfilaram pela Série Bronze. Desse modo, foram definidas as campeãs e as rebaixadas do carnaval carioca.

Na primeira noite de desfiles, realizada no dia 12 de fevereiro, a Império de Nova Iguaçu sagrou-se campeã com o enredo “O tigre da sorte! A grande aposta”. A Alegria do Vilar ficou com o segundo lugar com o enredo “Para sempre Jorge Lafond”. As duas agremiações sobem para a Série Prata em 2025.

No dia 17, segunda noite de desfiles, o Boi da Ilha do Governador, que desfilou com o enredo “Boi, Bonito e Barato”, conquistou o campeonato. Já a Chatuba de Mesquita, com o enredo “Estava a toa na vida, minha Chatuba chamou! Pra ver o circo passar contando coisas de amor…”, ficou em segundo lugar.

O acesso à Série Prata veio na última nota, pois até então, a União do Parque Curicica vinha se mantendo na segunda colocação do desfile de sábado. No entanto, após um empate emocionante, o melhor desempenho no quesito bateria deu o vice-campeonato à agremiação da Zona Oeste.

 

Império de Nova Iguaçu: tradição e renovação

Fundada em 1962 e refundada em 2012 por Neguinho da Beija-Flor, a Império de Nova Iguaçu é uma escola de samba tradicional da Baixada Fluminense. O título na Série Bronze marca a volta da agremiação à Série Prata após três anos.

Com o enredo “O tigre da sorte! A grande aposta”, a escola apostou em um desfile vibrante e colorido, exaltando a força da fé e a esperança em dias melhores. O carnavalesco JR Beija-Flor, filho de Neguinho, comandou a equipe artística que conquistou o título.

Alegria do Vilar: comunidade em festa

A Alegria do Vilar, fundada em 2015, é uma escola de samba jovem e vibrante de São João de Meriti. A comunidade se uniu para celebrar a vida e a obra do ator Jorge Lafond, artista e um dos ícones do carnaval carioca.

O enredo “Para sempre Jorge Lafond”, do carnavalesco Raphael Homem, emocionou o público e os jurados. A escola apresentou um desfile criativo e original, com destaque para a bateria e as alas coreografadas.

Boi da Ilha do Governador

O Boi da Ilha do Governador, fundado em 1963, é uma escola de samba tradicional da Ilha do Governador. A agremiação está fora da Marquês de Sapucaí desde 2003, mas quer voltar. Essa meta fica mais fácil com o regresso à Série Prata.

Com a reedição de “Boi, Bonito e Barato”, enredo da coirmã e vizinha União da Ilha, de 1980, a escola apostou em um desfile clássico e elegante. Os carnavalescos Cahê Rodrigues e Ramon Erbiste recriaram o enredo com maestria, emocionando o público e os jurados.

Chatuba de Mesquita: circo e alegria

A Chatuba de Mesquita, fundada em 2003, é uma escola de samba que se destaca pela irreverência e pelo bom humor. A agremiação levou para a avenida um desfile contagiante e divertido, inspirado no universo do circo.

O enredo “Estava a toa na vida, minha Chatuba chamou! Pra ver o circo passar contando coisas de amor…”, dos carnavalescos Puff e Ricardo Ferreira, foi apresentado com maestria pela equipe artística da escola. A bateria, comandada pelo mestre Paulinho, foi um dos destaques do desfile.

Rebaixadas

As três agremiações últimas colocadas de cada dia estão rebaixadas. Desse modo, Rosa de Ouro, Mocidade Unida da Cidade de Deus e Difícil é o Nome caíram para o Grupo de Avaliação. Igualmente, o mesmo ocorre com a Guerreiros Tricolores, TPM e Unidos de São Cristóvão. Esta última, sobretudo, não desfilou e terá que devolver os recursos que recebeu ao erário.

 

Resultados

SÉRIE BRONZE  | DESFILE DE SEGUNDA-FEIRA (12/02)
1 – Império de Nova Iguaçu: 268 ↑
2 – Alegria do Vilar: 267,8 ↑
3 – Unidos de Cosmos: 265,5
4 – Bangay: 265,1
5 – Império Ricardense: 264,6
6 – Raça Rubro-Negra: 264,3
7 – Unidos de Villa Rica: 263,8
8 – Império de Brás de Pina: 263,7
9 – Gato de Bonsucesso: 263,7
10 – Rosa de Ouro: 263,4 ↓
11 – Mocidade Unida da Cidade de Deus: 262,6 ↓
12 – Difícil é o Nome: 261,6 ↓

 

SÉRIE BRONZE | Desfile de Sábado (17/02)
1 – Boi da Ilha do Governador: 269,5 ↑
2 – Chatuba de Mesquita: 267,8 ↑
3 – União do Parque Curicica: 267,8
4 – Mocidade de Vicente de Carvalho: 267,7
5 – Unidos do Cabuçu: 267,6
6 – Imperadores Rubro-Negros: 267,3
7 – Acadêmicos do Peixe: 267,2
8 – Siri de Ramos: 266,7
9 – Acadêmicos do Jardim Bangu: 266,1
10 – Guerreiros Tricolores: 265,4  ↓
11 – TPM: 263,4  ↓
12 – Unidos de São Cristóvão: (não desfilou) ↓

 

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *