Leste FluminenseMaricá

Sem médicos e consultório em árvore, saúde está na UTI em Maricá

Sem médicos e consultório em árvore, saúde está na UTI em Maricá

O posto de saúde – Foto: Reprodução – Google Street View

Falta de médicos e consultório em árvore. Estas foram algumas das irregularidades encontradas durante fiscalização à Unidade de Saúde da Família de Guaratiba, em Maricá, na última semana.

Sem médicos e consultório em árvore, saúde está na UTI em Maricá

Jovem é medicado em sala administrativa – Foto: Reprodução – Instagram

De acordo com o vereador Ricardo Netuno (REP), que esteve no local, a unidade ficou por semanas com um médico a menos devido às férias de um dos profissionais. A ausência não foi suprida pela Secretaria Municipal de Saúde.

“Recebemos reclamações de que a unidade estava sem médico. Constatamos que uma médica estava em férias e a secretaria não supriu. É uma estrutura muito antiga, com telhas de amianto, além de salas e consultórios pequenos”, afirmou Netuno.

Sem médicos e consultório em árvore, saúde está na UTI em Maricá

Atendimento feito embaixo de árvore – Foto: Reprodução – Instagram

O parlamentar ainda flagrou uma consulta psicológica acontecendo na área externa, embaixo de uma árvore, e um adolescente recebendo medicação numa área administrativa. Para Netuno, o atendimento ineficaz no posto acaba sobrecarregando as unidades de saúde maiores.

“Observamos paciente sendo medicado em uma área de circulação. A psicóloga atende debaixo da árvore, logo, num dia de chuva ou de vendo não haverá atendimento. Os postos não podem ficar sem médicos porque os hospitais ficam sobrecarregados”, prosseguiu.

“Leia mais notícias sobre Maricá aqui”

Por fim, o vereador disse que solicitará à Prefeitura de Maricá as melhorias necessárias para a unidade. Netuno pontuou que a construção de mais salas é necessária para dar mais privacidade aos pacientes durante os atendimentos.

“Vamos solicitar uma ampliação para os pacientes serem bem atendidos e os profissionais possam trabalhar melhor. Mais consultórios, mais salas para dar mais privacidade aos pacientes”, concluiu.

Prefeitura rebate vereador

Procurada, a Prefeitura de Maricá afirmou que as denúncias relacionadas à Unidade de Saúde da Família (USF) Guaratiba não procedem. Uma das médicas que atua na unidade está de férias, porém há outra profissional dando suporte aos atendimentos nesse período, sem prejuízos aos usuários cadastrados. Em breve, a USF também receberá mais um médico, que contribuirá para fortalecer a assistência aos moradores do bairro.

“Leia mais notícias sobre Maricá aqui”

A Secretaria de Saúde esclareceu que há tendas para acolhimento na parte externa da unidade. Também há grupos e outras ações na área externa da USF Guaratiba, principalmente as desenvolvidas de forma multiprofissional, que envolvem atividades físicas e de educação em saúde.

Além disso, está em andamento o processo de requalificação da toda a rede de saúde de Maricá, que prevê a reestruturação das Unidades de Saúde da Família, o que inclui a USF Guaratiba.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

1 Comentário

  1. A médica desse posto trabalha quando quer! Cada agente de saúde tem mais 400 pessoas nos seus prontuários e a médica só quer atender 10 pacientes por mês e ainda tem mais, os pacientes que vão a consulta não tem direito a retorno para mostrar os exames, ela carimba e manda a agente de saúde levar até sua casa, anti – ético! Esse posto sempre foi ruim, sempre teve reclamações e nunca obtiveram mudanças.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *