Doze praias do Estado do Rio de Janeiro foram premiadas com o selo Bandeira Azul para a temporada 2024/2025, reconhecendo o alto padrão de qualidade ambiental e infraestrutura. Entre as novas praias certificadas estão Tucuns, em Búzios; Grumari, no Rio; e a praia lagunar Caiçara, em Arraial do Cabo.
A premiação foi divulgada nesta segunda-feira (07), destacando as exigências do selo que incluem qualidade da água, gestão ambiental e oferta turística.
+ LEIA TAMBÉM: ►Dois criminosos baleados durante tentativa de assalto na Av. Brasil
+ LEIA TAMBÉM: ►Polícia e MPRJ investigam assassinato de Fábio Romualdo
Além das três novas praias, outras nove já reconhecidas renovaram o selo. Entre elas estão as praias do Forno e Azeda Azedinha, em Búzios, e a Praia do Peró, em Cabo Frio.
A lista também inclui Praia de Ubás, em Iguaba Grande; Praia do Sossego, em Niterói; e Praia da Reserva, no Rio. Praias como Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, e Pedras de Itaúna, em Saquarema, também mantiveram o título. Duas marinas em Angra dos Reis, a Costabella e o Iate Clube de Santos, também foram premiadas.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Os critérios para a conquista do selo são bastante rigorosos. Além da qualidade da água, as praias e marinas devem demonstrar boas práticas de sustentabilidade, manter uma infraestrutura adequada e preservar os ecossistemas.
As avaliações foram realizadas durante a reunião do Júri Internacional, em setembro, quando o Brasil conseguiu a aprovação de 49 locais — 38 praias e 11 marinas —, consolidando-se como líder em certificações ambientais na América do Sul.
Com a premiação deste ano, o Rio de Janeiro se tornou o segundo estado com o maior número de praias certificadas no país, ficando atrás apenas de Santa Catarina.
A cerimônia de entrega do selo será realizada no dia 1º de novembro, em Salvador, Bahia. Os locais premiados precisam comprovar, anualmente, que continuam a seguir os critérios estabelecidos pelo programa, garantindo a preservação ambiental e segurança para os visitantes.
Grumari: uma joia preservada
A Praia de Grumari, situada em uma área de preservação ambiental no Rio de Janeiro, foi uma das novas premiadas. A praia está cercada pelo maciço da Pedra Branca e faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) de Grumari, conhecida pela sua vegetação exuberante e águas limpas.
Caiçara: a surpresa de Arraial do Cabo
Outra novidade na lista é a Praia do Caiçara, em Arraial do Cabo. Localizada às margens da Lagoa de Araruama, a maior laguna hipersalina do mundo, Caiçara impressiona pela beleza e preservação ambiental, sendo uma das menos conhecidas entre as premiadas.
Tucuns: a beleza natural de Búzios
Já a Praia de Tucuns, em Búzios, foi reconhecida pela primeira vez. Famosa por suas dunas e restingas ainda preservadas, Tucuns é um exemplo de conservação ambiental na Região dos Lagos, mantendo a beleza natural que atrai turistas e moradores.