A Operação Segurança Presente de Niterói irá completar, neste domingo (3), dois anos sob gestão do governo estadual. O projeto divulgou balanço de ações realizadas durante o período.
De acordo com dados preliminares, o primeiro semestre de 2023 registrou recorde na redução de crimes de letalidade violenta (61 casos), roubo de veículo (131 casos), roubo de carga (34 casos), roubo a estabelecimento comercial (36 casos) e homicídio (28 casos).
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
Já em relação à média mensal anual de registros, roubos de veículo (21 casos), rua (121 casos), a estabelecimento comercial (cinco casos) e letalidade violenta (11 casos) também registraram queda recorde, chegando aos menores números desde a implantação da série histórica do Instituto de Segurança Pública (ISP), em 2003.
No final de 2021, o Segurança Presente passou a contar com serviço de assistência social. Desde então, na cidade, foram realizados aproximadamente 5,8 mil atendimentos. Atualmente, a operação conta com 336 agentes, diariamente, entre assistentes, policiais militares e agentes civis.
Coordenador explica funcionamento da operação
Coordenador da operação desde quando o Estado assumiu a gestão do projeto, o major PM Abrahão Clímaco enumerou algumas evoluções apresentadas durante o período. Entre elas está a ampliação de bases do Segurança Presente e a expansão para mais regiões.
“A gente assumiu em 3 de setembro de 2021. Nestes dois anos, tivemos algumas melhorias a destacar. Tínhamos apenas uma base, aumentamos para três operacionais e uma administrativa, o que deu uma dinâmica melhor ao policiamento operacional”, disse.
Clímaco também destacou que o policiamento foi otimizado, com base da mancha criminal de cada região e também com o uso do cerco amplo. É importante frisar que o Segurança Presente atua em suplementação ao policiamento do 12º BPM (Niterói), responsável pela segurança na cidade.
“Em 2022, os indicadores foram melhores do que em 2020, que foi ano de pandemia. A integração é sinônimo de efetividade. Atuamos em suplementação ao 12º BPM e em parceria com a ordem Pública e as delegacias”, acrescentou.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
O primeiro evento comemorativo dos dois anos da atual gestão foi realizado na última sexta-feira (1º), com uma palestra sobre segurança condominial em Pendotiba. Clímaco destacou que iniciativas como esta são importantes para aproximar a operação da população.
“Fazemos reuniões mensais com a sociedade civil, onde agente não busca só elogios, mas passa o feedback do nosso serviço e tem o retorno do que a gente pode melhorar. Só temos a agradecer à toda população de Niterói, conquistando esses resultados de forma integrada com as forças de segurança”, finalizou.
População fala
Por meio das redes sociais, moradores de Niterói opinaram sobre o trabalho do Segurança Presente. Fernando Gonçalves, morador da Região Oceânica, afirmou que a sensação de segurança aumentou.
“Neste período de atuação do Segurança Presente nos sentimos mais protegidos e cientes de que a qualquer momento podemos contar com esses profissionais muitos competentes”, disse.
Também moradora da Região Oceânica de Niterói, Juliana Ruschi emitiu uma opinião semelhante á de Fernando. Para ela, a chegada do Segurança Presente á localidade proporcionou maior tranquilidade.
“A Região Oceânica está muito mais tranquila. Sei que é difícil o combate ao crime, mas esse integração com a população de bem está sendo um sucesso. Obrigada a toda equipe”, complementou.