PolíciaRio de Janeiro - Capital

Segurança do G20 conta com monitoramento antidrones

Segurança do G20 conta com monitoramento antidrones

Segurança do G20 conta com monitoramento antidrones | Divulgação/PF

A Polícia Federal montou uma Central de Monitoramento Antidrones (CMA) nas proximidades da Marina da Glória, Zona Sul do Rio de Janeiro, com o objetivo de reforçar a segurança aérea durante o G20. O sistema atuará na identificação, neutralização e controle de drones não autorizados em áreas sensíveis.

A CMA foi projetada para detectar, monitorar e neutralizar drones considerados hostis. Além disso, coordenará o uso de drones por instituições públicas autorizadas, assegurando o controle das Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs).

+ LEIA TAMBÉM: Suspeito de assaltos é morto a tiros por grupo armado na Zona Oeste

As áreas prioritárias de monitoramento incluem a Região Central do Rio (área 1) e a Zona Sul (área 2). Entre os pontos estratégicos estão o Museu de Arte Moderna (MAM), a Marina da Glória, os aeroportos Santos Dumont e Galeão, a Praça Mauá, hotéis das autoridades e suas proximidades.

Para evitar riscos, foi definida uma zona de proibição de voos com raio de 8 km a partir do MAM. Uma área de restrição maior, com 37 km de raio, foi estabelecida para aumentar a segurança em torno do evento.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Drones não autorizados detectados nessas áreas ativarão um protocolo específico. Primeiro, haverá tentativa de interferência no controle da aeronave, seguida pela identificação do operador. Caso seja identificado, o responsável será entrevistado e poderá ser conduzido para procedimentos legais.

A operação contará com radares e dispositivos capazes de interferir nos sinais das RPAs, neutralizando possíveis ameaças. Esses equipamentos são essenciais para garantir a segurança em locais de alta sensibilidade, como os monitorados pela CMA.

+ LEIA TAMBÉM: Niterói: Diretor da ONU visita comunidade pesqueira na Região Oceânica

A ação é realizada em conjunto com o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Rio de Janeiro e da Presidência da República, o Comando Militar do Leste, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

http://instagram.com/folhadoleste
Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Polícia