Leste FluminenseNiterói

Segundo turno em Niterói: pesquisa mostra que Rodrigo Neves venceria bolsonarista Carlos Jordy

Segundo turno em Niterói: pesquisa mostra que Rodrigo Neves venceria bolsonarista Carlos Jordy

Primeira pesquisa divulgada sobre a disputa do segundo turno em Niterói mostra Rodrigo Neves (PDT), que tem o apoio do presidente Lula com larga vantagem o deputado federal bolsonarista Carlos Jordy (PL), que omite Jair Bolsonaro em sua campanha | Divulgação/Reprodução

Rodrigo Neves (PDT) consolida seu amplo favoritismo na disputa pela prefeitura de Niterói, conforme aponta a mais recente pesquisa do Instituto Gerp, divulgada nesta segunda-feira (14). O ex-prefeito desponta com 62% dos votos válidos, deixando seu oponente, o deputado bolsonarista Carlos Jordy (PL), com apenas 38%. A vantagem de Neves sinaliza um cenário confortável rumo ao segundo turno das eleições municipais de 2024.

A pesquisa estimulada também reforça a liderança de Rodrigo Neves. O pedetista aparece com 52% das intenções de voto, enquanto Carlos Jordy amarga 32%. Ainda há 11% de eleitores indecisos e 6% que afirmam não votar em nenhum dos dois candidatos. Além disso, a taxa de rejeição revela uma desvantagem significativa para Jordy, que acumula 46%, contra 31% de Neves.

Esse resultado reflete o favoritismo crescente de Rodrigo Neves, que já governou a cidade por dois mandatos e mantém forte apoio popular, especialmente em áreas onde suas gestões foram mais impactantes.

A pesquisa ouviu 1.250 eleitores entre os dias 9 e 11 de outubro e foi registrada sob o número RJ-08139/2024. Com uma margem de erro de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança de 95,55%, os números reforçam a perspectiva de uma vitória expressiva de Neves no segundo turno.

Dessa forma, vale ressaltar que as entrevistas ocorreram antes do bolsonarista Carlos Jordy confrontar militantes da candidatura de Rodrigo Neves, no sábado (12). O fato ocorreu no Campo de São Bento, em Icaraí, Zona Sul da cidade e terminou na Polícia Federal, no Rio.

Favoritismo consolidado e rejeição alta de Jordy

Rodrigo Neves tem se consolidado como a principal força política de Niterói, enquanto Carlos Jordy enfrenta desafios para romper a rejeição crescente. A larga vantagem do ex-prefeito não é apenas numérica, mas reflete também uma aceitação maior de suas propostas, em contraste com o perfil mais polarizado de Jordy, que se destaca no campo bolsonarista. Entretanto, o Carlos Jordy está mantendo a figura de Jair Bolsonaro distante de sua campanha. Mesmo assim, Jordy lida com uma rejeição elevada, o que torna sua recuperação uma missão desafiadora.

Em contrapartida, Rodrigo Neves se beneficia de uma campanha mais centrada e propositiva. Ele ainda goza de forte presença política na cidade, bem como possui apoio consolidado de diversos setores da sociedade e do campo político progressista e democrático. No primeiro turno, Rodrigo teve 48,47% dos votos válidos e ficou a 1,54% da vitória.

Por outro lado, o desespero parece tomar conta do candidato Carlos Jordy. Por exemplo, o candidato chegou ao ponto de arrancar prospectos das mãos de militantes de Rodrigo Neves que realizavam panfletagem no Campo de São Bento. Ele diz “não estar para brincadeira nessa eleição” e “cansado da narrativa” dos oponentes. Jordy justificou sua atitude argumentando que a campanha adversária estaria cometendo “crime eleitoral”.

Carlos Jordy somente chegou ao segundo turno graças à expressiva votação da deputada federal  Talíria Petrone (Psol), terceira colocada no pleito com quase 13% dos votos. Tanto Talíria como o Psol estão apoiando Rodrigo Neves e realizam intensa campanha contra o candidato bolsonarista.

 

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

 

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

2 Comentários

  1. […] vereador do Podemos, bem como da advogada Renata Esteves, ex-candidata a vice-prefeita pelo Novo. O ex-prefeito de Niterói é líder em intenções de voto e favorito absoluto à vitória no 2º tu… Esse movimento surge em contrapartida ao apoio declarado por Bruno Lessa à candidatura do […]

  2. […] do prenúncio de uma derrota indicada pelos resultados das pesquisas eleitorais dos institutos Gerp e AtlasIntel. Em ambas sondagens, divulgadas essa semana, a distância entre Jordy e Neves supera […]

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *