Maricá

Saúde na UTI em Maricá: Moradores fazem novas denúncias

USFs de Maricá são alvo de reclamações – Foto: Divulgação/Prefeitura de Maricá

Após a reportagem do FOLHA DO LESTE divulgar denúncias sobre a Unidade de Saúde da amília de Guaratiba, em Maricá, moradores de outras regiões da cidade fizeram novas denúncias sobre o atendimento na rede municipal. Pacientes reclamaram da infraestrutura e da falta de médicos.

Moradora do bairro de Cordeirinho, Doris Barreto afirmou que o Município prefere priorizar obras “visuais”, como reforma de praças e realização de eventos, do que melhorar a infraestrutura do atendimento. Ela cobrou ainda que a Prefeitura viabilize o funcionamento da policlínica do bairro.

Muitas festas, praças, gasto que poderia investir na saúde. Cadê a policlínica de Cordeirinho? O mato cresce, tomando conta a cada dia. Poderia atender bairros próximos, ter saúde de qualidade, mas ao, invés disso, querem eleitores, dando esses benefícios”, enfatizou.

Já Leozir Maria Barcelos se impressionou negativamente com os problemas relatados no posto de saúde de Guaratiba. O morador classificou a situação como “vergonhosa”.

Vergonhoso tudo isso, esse desgoverno, junto com essa Prefeitura, querem acabar com o povo”, lamentou.

Novos relatos sobre Guaratiba

Usuárias do posto de saúde de Guaratiba fizeram novas reclamações sobre o atendimento na unidade. Andrea Martins pediu que mais fiscalizações sejam feitas na localidade.

Tem que visitar mais vezes o nosso bairro. Não precisa nem de denúncia, qualquer um vê o que acontece em Guaratiba e ninguém faz nada. E quando chega época de eleição, o povo ainda vota nos mesmos, que se perpetuam”, reclamou.

Já Yasmim Rodrigues afirmou que os pacientes que são atendidos na unidade não têm direito à consulta de retorno, para mostrar eventuais exames. Sem citar nomes, ela criticou uma das médicas do posto.

Sem contar que a médica só atende os pacientes quando quer e nenhum que vai a ela tem direito a retorno para mostrar os exames”, denunciou.

Denúncias

Falta de médicos e consultório em árvore. Estas foram algumas das irregularidades encontradas durante fiscalização à Unidade de Saúde da Família de Guaratiba, em Maricá, na última semana.

De acordo com o vereador Ricardo Netuno (REP), que esteve no local, a unidade ficou por semanas com um médico a menos devido às férias de um dos profissionais. A ausência não teria sido suprida pela Secretaria Municipal de Saúde.

O parlamentar ainda flagrou uma consulta psicológica acontecendo na área externa, embaixo de uma árvore, e um adolescente recebendo medicação numa área administrativa.

Procurada, a Prefeitura de Maricá afirmou que as denúncias relacionadas à Unidade de Saúde da Família (USF) Guaratiba não procedem. Uma das médicas que atua na unidade está de férias, porém há outra profissional dando suporte aos atendimentos nesse período, sem prejuízos aos usuários cadastrados. Em breve, a USF também receberá mais um médico, que contribuirá para fortalecer a assistência aos moradores do bairro.

A Secretaria de Saúde esclareceu que há tendas para acolhimento na parte externa da unidade. Também há grupos e outras ações na área externa da USF Guaratiba, principalmente as desenvolvidas de forma multiprofissional, que envolvem atividades físicas e de educação em saúde.

Além disso, está em andamento o processo de requalificação da toda a rede de saúde de Maricá, que prevê a reestruturação das Unidades de Saúde da Família, o que inclui a USF Guaratiba.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Maricá